Português, perguntado por Brainly0anonimo, 6 meses atrás

Cidadania virtual Assistimos hoje ao fenômeno da expansão das redes sociais no mundo virtual, um crescimento que ganha atenção por sua alta velocidade de propagação, trazendo como consequência diferentes impactos para o nosso cotidiano. Assim, faz-se necessário um cuidado, uma cautelosa discussão a fim de encarar essa nova realidade com uma postura crítica e cidadã para então desfrutarmos os benefícios que a globalização dos meios de comunicação pode nos oferecer. A internet nos abre uma ampla porta de acesso aos mais variados fatos, verbetes, imagens, sons, gráficos etc. Um universo de informações de forma veloz e prática permitindo que cada vez mais pessoas, de diferentes partes do mundo, diversas idades e das mais variadas classes sociais, possam se conectar e fazer parte da grande rede virtual que integra nossa sociedade globalizada. Dentro desse contexto, as redes sociais simbolizam de forma eficiente e sintética como é o conviver no século XXI, como se estabelecem as relações sociais dentro da nossa sociedade pós-industrial, fortemente integrada ao mundo virtual. Toda a comodidade que a rede virtual nos oferece é, no entanto, acompanhada pelo desafio de ponderar aquilo que se publica na internet, ficando evidente a instabilidade que existe na tênue linha entre o público e o privado. Afinal, a internet se constitui também como um ambiente social que à primeira vista pode trazer a falsa ideia de assegurar o anonimato. A fragilidade dessa suposição se dá na medida em que causas originadas no meio virtual podem, sim, trazer consequências para o mundo real. Crimes virtuais, processos jurídicos, disseminação de ideias, organização de manifestações são apenas alguns exemplos da integração que se faz entre o real e o virtual. Para um bom uso da internet sem cair nas armadilhas que esse meio pode eventualmente nos apresentar, é necessária a construção da criticidade, o bom senso entre os usuários da rede, uma verdadeira educação capaz de estabelecer um equilíbrio entre os dois mundos, o real e o virtual. É papel de educar tanto das famílias, dos professores como da sociedade como um todo, só assim estaremos exercendo de forma plena nossa cidadania. GUN, Mary Clea Ziu Lem. In: INEP/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. A redação no Enem 2012. Guia do participante. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2020.

5) No final do segundo parágrafo de desenvolvimento, utilizou-se uma estratégia argumentativa bastante comum. Identifique-a. * 1.

6) Ainda em relação à questão anterior, comente como esse recurso poderia se tornar uma estratégia diferencial. * 1 ponto


POR FAVOR ME AJUDA EU TO DANDO TODOS OS MEUS PONTOS. ME. AJUDA..!!!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por anabgkroehn
5

Resposta:

5) Alusão histórica ao contextualizar o período vigente como sendo uma sociedade pós revolução industrial.

6) A estratégia argumentativa de alusão histórica enriquece o texto e fortalece o posicionamento do locutor ao apresentar conhecimento de causa, linearidade dos fatos e recorrência daquilo que se defende ou critica.


Brainly0anonimo: muito obrigado
Brainly0anonimo: <3
anabgkroehn: sem problemas! ❤ pode marcar como melhor resposta, por favor? :)
Brainly0anonimo: posso sim!
Perguntas interessantes