“Cidadania, participação política, democracia: estas noções fundamentais, de grande atualidade, formaramse no período das cidades-Estados da Antiguidade clássica. Naquele mundo das cidades gregas independentes e da República romana, todos estariam de acordo com a ideia de Aristóteles quanto a ser o homem um animal cuja finalidade consiste em viver, como cidadão, uma vida associativa numa cidade-Estado e com a crença de que no Estado imperam as leis, não os homens.”CARDOSO, Ciro Flamarion S. A cidade-Estado antiga. São Paulo: Ática, 1985.Dentre as características comuns às cidades-Estados clássicas no mundo antigo, identificamos:
a) A existência de uma separação absoluta entre os órgãos de governo e de justiça, e o fato de que a religião integrava o aparelho do Estado.
b) A gradativa conquista de direitos pelos mais pobres nas democracias e até mesmo nas oligarquias e aristocracias, excluindo-se os escravos.
c) A participação direta dos cidadãos no processo político, nas decisões coletivas obrigatórias, ou seja, os cidadãos com plenos direitos eram soberanos.
d) A participação indireta de mulheres nas democracias, pois apenas os representantes masculinos tinham direito a voz e voto nas assembleias.
e) A tripartição do governo em assembleias, conselhos e magistrados escolhidos entre os membros elegíveis, que incluíam estrangeiros residentes.
Resposta:_Letra___
Justifique:
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
A participação direta dos cidadãos no processo político, nas decisões coletivas obrigatórias, ou seja, os cidadãos com plenos direitos eram soberanos.
Resposta: Letra C
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás