ciclo reprodutor da cobra
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
De acordo com Lacy Perry do site how stuff works, o mecanismo de reprodução é basicamente o mesmo para a grande maioria das mais de 3 mil espécies de cobras que existem espalhadas por todo o planeta — exceto na Antártida. Quando uma fêmea está pronta para acasalar, ela começa a deixar um rastro de feromônios que eventualmente é percebido por um macho sexualmente maduro.
O macho, então, começa a seguir o rastro e, depois de encontrar a pretendente e se “enroscar” com ela, ele introduz o hemipênis — que é como seus órgãos sexuais se chamam — na cloaca da fêmea e libera o esperma. Esse processo geralmente dura menos de uma hora (embora existam espécies que passam o dia todo nisso), e a fecundação ocorre no interior da cobra.
As fêmeas costumam se reproduzir entre uma e duas vezes por ano e, enquanto algumas espécies põem seus ovos — e os filhotes se desenvolvem fora do corpo da mãe —, outras dão a luz cobrinhas já formadas, e há as que combinam os dois métodos, expelindo os bebês depois de os ovos eclodirem em seus ventres. Vale lembrar que também existem espécies capazes de se reproduzir sem a presença de um macho, criando clones de si mesmas.