Biologia, perguntado por depositovilaca, 1 ano atrás

ciclo de vida macaco sagui

Soluções para a tarefa

Respondido por bmike
4
Um companheiro para mais de dez anos, brincalhão e divertido são características do sagui (Callithrix sp), animal que se apega muito ao dono em criações domésticas. Com seu jeito amistoso, esperto e cheio de graça, o pequeno macaco conquista adultos e crianças. Por isso, o comércio dessa espécie de macaco tem se tornado promissor.

O sagui é um animal onívoro que necessita bastante de proteína e cálcio, sobretudo quando jovem. A alimentação regular deve sempre contar com, pelo menos, um item do grupo de frutas, legumes, carnes, grãos, leite e derivados, entre muitos outros produtos disponíveis no varejo. Assegure banho de sol diário ao sagui, desde que o ambiente esteja em condições normais de temperatura.

RAIO-X
CRIAÇÃO MÍNIMA: 10 casais
CUSTO: a partir de R$ 2.800 cada
RETORNO: filhotes podem ser vendidos com dois meses de idade ou peso de 120 gramas
REPRODUÇÃO: em média, dois filhotes por ninhada, que ocorre duas vezes por ano

MÃOS À OBRA
INÍCIO: É preciso conseguir autorização do Ibama para criar saguis comercialmente. A aquisição deve ser feita em estabelecimentos legalizados pelo instituto ou mediante depósito dos órgãos de fiscalização de animais apreendidos do tráfico. Na hora da compra, verifique se a documentação está em ordem. Na nota fiscal devem constar os números do registro do criador e de marcação do sagui, sexo e idade. Sem o documento, a criação estará sujeita a processos, multas e perda dos animais.
VIVEIRO: Com boa adaptação em cativeiro, o sagui, ou o casal de saguis, se acomoda bem em viveiros de, no mínimo, 1,20 x 0,60 x 0,60 metro. Disponha brinquedos, cordas e balanços para os macacos manterem-se em atividade. O ninho deve ser do tipo caixa de madeira, para esconderijo e dormitório.
CUIDADOS: A criação exige rigoroso manejo sanitário. O viveiro deve ser mantido limpo e desinfetado. Outra recomendação é vermifugar de seis em seis meses. Como ainda não existem estudos conclusivos sobre a vacinação antirrábica em saguis, alguns veterinários não indicam a aplicação de vacinas contra a raiva. No entanto, há outros que recomendam o uso de vacinas que usam a tecnologia recombinante disponível em estabelecimentos especializados.
ALIMENTAÇÃO: O sagui come de tudo, e sua alimentação deve ser bem variada e rica em opções. Nas refeições diárias, forneça no mínimo uma fruta, como banana, mamão, maçã, manga, laranja, uva e outras frutas da época. Entre os legumes, ofereça pelo menos um tipo, como cenoura, vagem, quiabo, batata-doce, inhame e beterraba, todos cozidos sem sal. Adote o mesmo preparo para o grupo de proteínas, que deve incluir carne em pedaços, frango desfiado, ovos ou soja, além de queijo fresco, tenébrios ou grilos. Para completar o cardápio do dia, acrescente arroz integral, ervilhas, lentilhas, feijão, milho cozido, iogurte, pão, bolacha de água e sal, goma sem açúcar, geleia de mocotó, girassol ou favos de mel. O leite pode ser misturado com um suplemento alimentar para humanos, encontrado em supermercados. Há ainda disponível em lojas especializadas a ração para macacos. Durante os primeiros quatro meses de vida, misture diariamente 0,5 mililitro de um calcioterápico em leite, água, iogurte ou fruta.
ATENÇÃO: Chocolates e salsichas não podem ser fornecidos ao sagui. Ambos alimentos possuem em sua composição elementos químicos que podem ser fatais para o pequeno macaco. Outra precaução no manejo do sagui é evitar o fornecimento de alimentos que tenham tido contato com a boca ou a saliva de alguma pessoa. O herpes humano leva o animal à morte.
DOENÇAS: Entre as principais doenças que podem acometer o sagui, estão verminoses, enterites, ectoparasitos e pneumonia. Sempre que necessário é importante que se procure um veterinário especialista em animais silvestres, de preferência com recomendação.

Perguntas interessantes