China e Japão aspectos físicos humanos e econômicos
Soluções para a tarefa
China
A República Popular da China é o país mais populoso do mundo, com mais de l bilhão e trezentos milhões de habitantes, concentrados predominantemente nas planícies do leste, motivo pelo qual o governo chinês adotou um programa de limitação da natalidade, propagando o ideal de que cada casal tivesse apenas um filho. Atualmente, o crescimento demográfico chinês é de 1,3% e tende a cair ainda mais. A população é predominantemente rural, contudo, o desenvolvimento industrial vem ocasionando um grande êxodo rural, provocando uma urbanização acentuada.
A China vem promovendo a abertura de sua economia ao capital privado, mas politicamente o poder continua centralizado e autoritário. Com uma área de aproximadamente nove milhões e quinhentos mil quilômetros quadrados, a República Popular da China ocupa o terceiro lugar entre os maiores países do mundo, apresentando grandes contrastes físicos;
Japão
Diferente das outras potências econômicas mundiais, o Japão não apresenta importantes reservas minerais, importando praticamente todo o petróleo e minérios que consome. Apesar disso, o país é altamente industrializado, graças a um grande desenvolvimento tecnológico. Um dos maiores destaques económicos do Japão é a pesca, praticada com avançada tecnologia. Em razão do grande consumo interno de peixe, o Japão desenvolveu a
tecnologia de reproduzir algumas espécies em reservatórios. O país tem a maior indústria de pesca do mundo, sendo os frutos do mar a base de sua culinária.
Na agricultura, o grande destaque é para a rizicultura, embora somente 16% do território japonês sejam adequados ao plantio. Merece destaque ainda a produção de frutas cítricas e legumes. A produção agrícola japonesa, apesar de altamente produtiva, não atende às necessidades internas da população.