Chiavenato (2004, p.280) define comportamento organizacional como o "estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas". E complementa descrevendo que por ser um "sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo jamais obtido individualmente". Referência: CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. São Paulo: Elsevier, 2004. Texto II Para Robbins (2005, p.6), comportamento organizacional é uma disciplina que "investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional". Em outras palavras, pode-se dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Referência: ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson / Prentice Hall, 2005. A partir dos textos acima e considerando o modelo básico do comportamento organizacional, faça o que se pede nos comandos a seguir. a) Identifique as variáveis dependentes, escolha uma delas, e explique como ela influencia o comportamento organizacional. (pontuação: 50%) b) Identifique as variáveis independentes, escolha uma delas, e explique como ela influencia o comportamento organizacional. (pontuação: 50%)
Soluções para a tarefa
A variáveis dependentes dentro do Comportamento Organizacional são: produtividade, absenteísmo, rotatividade, desvio de comportamento, cidadania organizacional e satisfação no trabalho.
A rotatividade, por exemplo, diz respeito à mudança constante dos indivíduos que compõem o corpo trabalhador da empresa. Uma alta incidência de rotatividade aumento o custo de produção, pois diminui a produtividade da empresa e inviabiliza do setores. Em contraparte, uma baixa rotatividade gera ausência de mudanças que novos funcionários poderiam trazer para revitalizar o processo produtivo.
As variáveis independentes podem ser melhor classificadas se separadas em três instâncias: individuais, de grupo e do sistema organizacional. As individuais dizem respeito à características biográficas, valores, motivação, personalidade, entre outros. Já a variável de grupo engloba valores da equipe, como a comunicação, liderança, tomada de decisões e resolução de conflitos. As varáveis do sistema organizacional, por sua vez, se referem à fatores como as práticas e políticas do RH na empresa.
A falta de comunicação, por exemplo, impede que um funcionário possa cumprir eficiência sua atribuição.
Espero ter ajudado, bons estudos.