CHEGADA DE CABRAL NA AMERICA BEM DETALHADO,URGENTEEEEEE
Soluções para a tarefa
Resposta:
No dia 22 de abril de 1500 a frota comandada por Pedro Álvares Cabral chegou ao território de Vera Cruz, como o Brasil de então foi chamado pelos portugueses.
Por muito tempo, e até os dias atuais, há quem diga que hoje é o dia do Descobrimento do Brasil, mas esta é uma afirmação eurocêntrica, sendo este o dia em que Portugal descobriu o Brasil, mas sequer foram os primeiros europeus a aqui chegarem, dizem.
Essas terras já eram habitadas por vários povos indígenas, que provavelmente chegaram por aqui há mais de 10 mil anos. Estima-se que cinco milhões de indígenas se espalhavam pelo litoral brasileiro no ano de 1500.
É sabido que Cabral saiu de Portugal para ir até a região conhecida como Índias e, dizem, teria “descoberto” o Brasil por acaso, visto que pode ter se deslocado da rota inicialmente traçada por conta do tempo. E há, ainda, os que acreditam que Cabral tomou a direção do Brasil para tomar posse do território que desde o Tratado de Tordesilhas (1494) pertencia à Coroa Portuguesa.
Descobrimento do BrasilNo dia da chegada de Cabral, os portugueses ancoraram em frente a um monte, batizado de Pascoal, no litoral sul de onde hoje está a Bahia. Antes de seguir viagem para a Índia, os navegantes permaneceriam no Brasil até o dia 2 de maio para tomar posse da terra “em nome de d. Manuel I e de Jesus Cristo”.
Do dia da chegada dos portugueses, apenas três depoimentos ainda estão disponíveis atualmente. O mais detalhado deles é a “Carta de Achamento do Brasil”, de Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada. No dia seguinte à chegada dos portugueses, ocorreu o primeiro encontro entre os navegadores e os indígenas. No dia 26, o primeiro domingo depois da Páscoa, o frade franciscano Henrique Soares de Coimbra rezou uma missa em terra firme. No dia 1o. de maio, uma outra missa foi rezada e também realizada a posse oficial da terra. Foi erguida uma grande cruz de madeira, com as armas reais de D. Manuel. Na manhã seguinte, no dia da partida da esquadra, os portugueses deixaram dois desterrados, que trocaram a pena de morte pelo exílio em terras desconhecidas. Além deles, ficaram no Brasil outros dois portugueses, que desertaram.
chegada
Dizem que a Carta de Caminha é a nossa certidão de nascimento, e assim ele descreveu aqueles que aqui já viviam: “Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram”.
Parece que ser povo “desavergonhado”, pacífico e obediente vem de outros tempos…