História, perguntado por msjaciaras, 1 ano atrás

"Chefes altamente qualificados do Movimento de Março de 64 preferem chamá-lo de contra revolução. Com efeito, houve uma reação ao rumo desordenado e ameaçador das liberdades democráticas que a Nação tomava sob Goulart. (...) Março de 64 é, pois, uma resposta e não um projeto autônomo. Por isso, foi feito em nome do Anti: anticomunismo, antipeleguismo, anticorrupção."

"Como efeito, o governo de Jango não caiu sob seus defeitos... ele foi derrubado por suas virtudes. Essencialmente por que representava uma ameaça inadmissível para as classes dominantes. Quem viveu aqueles últimos meses de tensão recordará tanto a animosidade e o ódio que se alastraram por toda a casta de privilegiados contra o governo nacionalista e sindicalista, com o entusiástico apoio popular ao governo trabalhista e reformista."

a) Identifique os pontos de vista de cada um dos autores citados com relação ao golpe militar de 1964.

b) Compare os projetos políticos para o Brasil que estão implícitos nos dois trechos acima citados.​

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
286

a) o ponto de vista do primeiro autor trata o golpe militar de 1964 como algo que veio para o bem da população tendo em vista a ameça comunista da época.

Já o segundo autor fala que o golpe houve tendo em vista que os interesses da classe dominante estavam sendo ameaçados pelo governo de Jango.

b) no caso temos um projeto político da ditadura militar que era justamente se um alinhamento do estado norte americano.

Já o segundo temos o governo de Jango que era mais voltado para as questões progressistas de governo e da economia.

espero ter ajudado!

Respondido por helenbatistamaues
1

A - O ponto de vista do primeiro autor (Jarbas Passarinho) é a ameaça a liberdade democrática. O ponto de vista do segundo autor (Darcy Ribeiro) é a ameaça a classe dominante.

B - O projeto politico do primeiro texto é contra as reformas do trabalho, no segundo texto a autora defende a reforma trabalhista.

Golpe Militar de 1964

A) Em relação aos pontos de vista do primeiro texto de Jarbas Passarinho, o mesmo acredita que o Movimento de 64, ameaçou a liberdade democrática do Brasil.

Já o segundo texto de Darcy Ribeiro, aponta que o golpe de 64 ameaçou a classe dominante, e o povo apoiou o governo e seus interesses reformistas.

Entenda mais sobre a ditadura militar em https://brainly.com.br/tarefa/149434b)

B) No primeiro texto de Jarbas Passarinho, sobre os projetos políticos para o Brasil, o mesmo fala de um projeto que defenda a nação da revolução que quase se instaurou em 64.

Darcy Ribeiro fala sobre projetos na mesma época destinados à reforma trabalhista que atenda os interesses do povo e da nação. No governo estava João Goulart que aceitava as questões reformistas relacionadas ao trabalho, o que desagradou os militares, que não queriam que os sindicatos tivessem maior influência nos trabalhadores.

Entenda mais sobre golpe militar em: https://brainly.com.br/tarefa/1268118#SPJ3

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes