Chefe ou líder? Antônio Augusto foi recentemente promovido a um cargo de alta gestão na empresa na qual trabalha. Ele ficou muito motivado com o novo desafio e gratificado pelo reconhecimento por parte de seus superiores. Antônio estabeleceu metas ousadas e espera conseguir excelentes resultados. Contudo, ele está um tanto inseguro quanto à forma de conduzir sua equipe e, para garantir o cumprimento das metas, resolveu liderá-la com "mão de ferro". As coisas não estão saindo como ele havia planejado, e os resultados começam a piorar sensivelmente. Ele está preocupado. O que fazer agora?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Antônio deve rever sua gestão autoritária e centralizada. É preciso conversar mais com as pessoas e se aproximar de seus liderados. Ele deve, ainda, atuar como orientador, liderar pelo exemplo e auxiliar sua equipe, inspirando as pessoas para que elas possam dar o melhor de si. Antônio precisa entender que há uma diferença entre ser chefe e ser líder. Paradoxalmente, ao assumir a posição de liderança, Antônio deve servir à sua equipe e não esperar ser servido por ela.
Explicação:
Antônio pode estabelecer uma liderança participativa e realizar os trabalhos internos com mais leveza (com um bom Clima Organizacional). Isso ocorre porque a liderança participativa é baseada na participação dos colaboradores na tomada de decisão sobre os trabalhos internos.
O que é um líder?
O líder é uma pessoa capaz de construir relacionamentos, liderar e motivar os colaboradores em busca das metas e objetivos globais da organização.
Dessa forma, Antônio pode incentivar a criação de equipes de trabalho cada vez mais motivadas.
Aprenda mais sobre o tema liderança em:
https://brainly.com.br/tarefa/24235864
Siga firme na direção dos seus sonhos!