Chapeuzinho Vermelho e o lobo
Pois él Estava 'eu em minha casa, pois, como sabem, a mata é a única casa que tenho, quando vi uma menina branquela e com horroroso chapeuzinho vermelho caminhando "displicentemente e levando uma sacola debaixo do braço. "Puxa, bem que será capaz de atirar copos e garrafas plāsticas sem cuidado na minha mala e devo adverti-la para que tenha cuidado e respeito ao meio ambiente Assim pensando dirigi-me à garota Esta, entretanto, ao 'me ver, gritou horrorizada: Meu Deus! Meu Deus! Um terrivel "lobo. E, em desespero, nem deu tempo para explicação e saiu correndo em disparada Fiquei sinceramente ofendido, magoado mesmo, mas refleti "E ainda uma criança nada "sabe sobre a beleza animal e de nada
adiantarão meus ecológicos conselhos Deduzindo que por certo iria "até a casa da velhota la perto do nacho, corte caminho e me antecipei,
tentando argumentar com sua avó adulta. Foi inutil. Esta, ao me ver, gritou com igual pavor e já ia avançando sobre a espingarda, quando, em último recurso, tive de devorá-la. Ai pensei: "Se a garota chega e me encontra em meus trajes habituais, por certo vai continuar a me ofender e não me dará ouvidos". Foi por esse motivo que, 'depressa, vesti as roupas da velha e cobri-me em sua cama
Pois não é que a menina, assim que me viu e pensou ser a avo, continuou sua sessão de ofensas e desmoralizações Meu Deus, Evovó, como seus olhos estão horrorosos.
Foi logo dizendo
Essa dura critica mexeu com minha autoestima e ofendeu-me até a última gota de sangue Sei que não tenho os olhos de Brad Pitt, mas
ainda assim lutei contra a revolta e, com doçura, argumentei - São para melhor enxergá-la, meu amor
Foi inútil essa demonstração de afeto. A garotinha continuou a escandalizar meus ouvidos, minha respiração, meus sentimentos, até o limite máximo da tolerância, quando, esmagado por tantas ofensas, devorei-a também.
O final da història "vocês conhecem veio o caçador, abriu-me a barriga, salvando a Chapeuzinho e a avó e aqui ensanguentado e a morte Tudo em nome da ecologia! Não é um absurdo?
me largando
ANTUNES, Celso Casos, Fábulas, Anedotas ou Inteligéncias, capacidades, competéncias. Petrópolis: Vozes, 2003 p. 51-52. (adaptado)
Segundo estudiosos da gramática da lingua portuguesa, em quase todo território brasileiro, e e o átonos, em final de palavra, correspondem, respectivamente, aos fonemas fl e lu Esse fenômeno é conhecido como redução da vogal Entretanto, se e e o forem tônicos, o fenómeno da redução não ocorre (FARACO e MOURA, 2003) A alternativa em que ambas as palavras, no contexto em que foram usadas, apresentam condições para a ocorrência do fenômeno redução da vogal é:
a) “vermelho” (ref. 10) e “displicentemente” (ref. 8).
b) “até” (ref. 11) e “sabe” (ref. 12).
c) “ambiente” (ref. 13) e “pavor” (ref. 14).
d) “vovó” (ref. 15) e “afeto” (ref. 16).
e) “lobo” (ref. 17) e “vocês” (ref. 18).
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
“vermelho” (linha 3) e “displicentemente” (linha 4).
Explicação:
Nas palavras até, pavor, vovó e vocês, das alternativas B, C, D e E, respectivamente, não ocorre o fenômeno de redução da vogal, pois os fonemas que correspondem a e e o são tônicos. A única alternativa em que a redução acontece é na A: “vermelho” e “displicentemente”.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás