ENEM, perguntado por dodoferreira5778, 1 ano atrás

"Chamamos senso comum ao conhecimento adquirido por tradição, herdado dos antepassados e ao qual acrescentamos os resultados da experiência vivida na coletividade a que pertencemos. " (ARANHA, Maria L. de Arruda e MARTINS, Maria H. Pires. Filosofando: introdução à filosofia. p.60.) Considerando essa definição do senso comum adequada à filosofia da práxis de Antonio Gramsci, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso. ( ) O senso comum é o conjunto de ideias, valores e juízos destituídos de razão e de bom senso, inaptos ao conhecimento e falsificadores da realidade. ( ) Encontra-se no senso comum a presença de elementos ingênuos, aleatórios e difusos, além do fato de ser conservador, isto é, resistente a mudanças, constituindo-se numa forma de conhecimento não sistematizado e acrítico. ( ) A função do intelectual orgânico é favorecer a passagem do senso comum ao bom senso, isto é, o núcleo sadio das crenças e práticas populares, dotado de ética adequada e ação efetiva contra as contradições da realidade. ( ) Para Antonio Gramsci, a formação dos intelectuais e governantes é, na maior parte das vezes, ideológica, favorecendo as

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
9

O julgamento correto é: F, V e V.

O senso comum é chamado de conhecimento popular pois se origina do povo, podem, ele não se desenvolve de forma a se tornar um saber cientifico, apesar de poder fazer isso, ele apenas solucionar de forma simples um problema.

Em tempos mais antigos, era comum que qualquer fenômeno que o ser humano não consegue explicar fosse solucionado com algum tipo de saber popular, e como resultado disso, todo o conhecimento do mundo, inclusive o cientifico, teve início no senso comum.

Perguntas interessantes