[. ] chamado de "século das luzes", o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, o progresso, a tolerância, a fraternidade, o governo constitucional e o afastamento entre a igreja e o estado. Junto com o iluminismo, a revolução industrial abriu caminhos para a grande mudança política determinada pela revolução francesa. [. ] o movimento iluminista desempenhou grande influência sobre o aspecto político e intelectual de boa parte dos países ocidentais. Algumas mudanças políticas importantes aconteceram, bem como a implantação e formação de estados-nação, a ampliação de direitos civis, além da diminuição do poder da igreja. [. ] esse texto apresenta o início do período contemporâneo, que é identificado a partir da dinâmica trabalhista burguesa. Da influência dos ideais renascentistas. Da preservação das estruturas absolutistas. Do controle das atividades econômicas. Do desenvolvimento da religião cristã
Soluções para a tarefa
O texto fala sobre o movimento iluminista, que ocorreu graças à influências dos ideais renascentistas (letra B).
O que foi o Renascentismo?
O Renascentismo surgiu na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Não se trata de uma ruptura radical do mundo medieval, mas de uma importante transformação na forma de compreender e interpretar o mundo. O movimento iluminista surgiu no século XVIII e se originou do Renascimento. Por isso, ele compartilha das seguintes características:
Antropocentrismo: O ser humano como o centro do Universo.
Racionalismo: A valorização da razão para explicar o mundo.
Cientificismo: A superioridade da ciência para compreender o mundo.
Individualismo: A individualidade como um direito do ser humano acima da coletividade.
A partir da influência dos ideais renascentistas, o texto apresenta o início do período contemporâneo, marcado pelo desenvolvimento do Iluminismo. Alternativa B.
Como o Renascimento influenciou o Iluminismo e o período contemporâneo?
Devido às involuções que caracterizaram a Idade Média, muitos estudiosos e teóricos começaram a se afastar dos preceitos então vigentes, sobretudo da ideia de um Deus muito poderoso que comandava todas as instâncias sociais, haja vista que dentro de alguns grupos existia a defesa de que, a partir da forma humana racional, esse mesmo homem teria o poder de mudar os rumos da coletividade.
O preceito de racionalidade e cientificidade é compartilhado por ambos renascentistas e iluministas, responsáveis por intensas transições que marcariam o início da Idade Moderna, pois, a partir de então, o mundo começa enfim a se desenvolver intelectual e tecnologicamente, graças à separação entre religiosidade e cognição.
Aprenda mais sobre a influência do Renascentismo sobre o Iluminismo: brainly.com.br/tarefa/53519197
#SPJ5