(CFTMG 2013) "[...] A CIA [Agência Central de Inteligência norte-americana] e o arcebispo titular da arquidiocese de Miami arquitetaram um plano de transferência massiva de crianças de Cuba para os Estados Unidos, para o qual contaram com o apoio da Igreja cubana. Batizada de Operação Peter Pan, inspiradora de livros e filmes, a ação teve início numa noite de outubro de 1960. Um locutor da rádio de uma estação da CIA, instalada em território hondurenho, transmitia a seguinte mensagem: “Mães cubanas! O governo revolucionário está planejando roubar seus filhos! Quando fizerem 5 anos, seus filhos serão retirados de suas famílias e só retornarão aos 18 anos, transformados em monstros materialistas!” Segundo uma ONG norte-americana, foram retirados de Cuba cerca de 14.000 menores, de ambos os sexos, que foram instalados em orfanatos católicos e em instituições de caridade. No começo de 1962 chegava ao fim a Operação Peter Pan." No contexto acima descrito, é correto inferir que a: * A Preocupação com a formação de seus filhos como cidadãos solidários, nos anos 1960, levou mães cubanas a enviá-los para outro país. B Harmonia entre as crenças religiosas, na década de 1960, levou igrejas de diferentes países a se unirem em causas humanitárias. C Indústria cinematográfica norte-americana, desde meados do século XX, difundiu valores que interessavam a todos os povos. D Bipolarização das forças políticas mundiais, na segunda metade do século XX, acirrou conflitos regionais. ajudaaaaaaaaaaaaaa urgente
Soluções para a tarefa
Resposta:
D) Bipolarização das forças políticas mundiais, na segunda metade do século XX, acirrou conflitos regionais.
Explicação:
A criação dos serviços secretos norte-americano e soviético significou uma realidade presente de fundamental importância, tanto para os norte-americanos como para os soviéticos. No contexto da Guerra Fria, interessava a essas duas nações monitorar os passos dos inimigos, promover ações e, ao mesmo tempo, garantir condições de segurança e integridade nacional.
Resposta: D) Bipolarização das forças políticas mundiais, na segunda metade do século XX, acirrou conflitos regionais.
Explicação: A criação dos serviços secretos norte-americano e soviético significou uma realidade presente de fundamental importância, tanto para os norte-americanos como para os soviéticos. No contexto da Guerra Fria, interessava a essas duas nações monitorar os passos dos inimigos, promover ações e, ao mesmo tempo, garantir condições de segurança e integridade nacional.