Filosofia, perguntado por misseliarodrigues, 7 meses atrás

Ceticismo e dogmatismo na filosofia
Você se encontra em alguma dessas posições de pensamentos? Por que ?

Soluções para a tarefa

Respondido por LeandroMC1990
0

Resposta:

Vamos entender primeiramente o ceticismo e o dogmatismo:

Ceticismo - seu significado de origem vem de exame, investigar e refere-se a corrente filosófica fundada pelo filosofo Pirro e tem como principal fundamento a dúvida de todos os fenômenos que rodeiam o ser humano, ou seja de questionar tudo aquilo que temos de conhecimento. Lembrando que esse questionar não deve ser ligado as situações como fake news ou ainda sem nenhuma comprovação ou fundamentação que seja mais convincente do que o conhecimento que estamos questionando. Podemos destacar dessa corrente filosófica: a posição neutra sobre qualquer assunto - sem apontar o que é certo ou errado, mas simplesmente questionar; dogmas, fenômenos religiosos ou metafísicos são descartados de seus pensamentos; tudo que é apresentado como conhecimento, é questionado.

Dogmatismo - A oposição do ceticismo e nos remete que qualquer pensamento, articulado e fundamentado, pode chegar a uma verdade absoluta (na Filosofia, podemos falar de uma verdade absoluta? Para Agostinho, Deus é a verdade) o significado de dogma vai estar ligado a adesão e sem que seja ligada a possíveis contestações, ou seja, o filosofo dogmático defende a sua tese como sendo verdadeira e não aceita contestações.

Explicação:

Agora é com você escolher e meditar sobre qual posição de pensamento lhe cabe e por que. O ceticismo, que todo o conhecimento deve ser questionado, tendo em vista a busca de um maior esclarecimento? ou o dogmatismo, que defendem uma verdade absoluta e não abre espaços para refutações e discursões?

Perguntas interessantes