CESUMAR - adaptada) Leia o seguinte excerto do sociólogo Florestan Fernandes.
A classe social alicerça-se sobre a comunidade de interesses de classe e de situações de classe. Mas ela é, sobretudo, um grupo social, sujeito a variações de acordo com a intensidade dos contratos sociais, a formação de padrões de vida e de aspirações sociais comuns, laços de solidariedade moral ou de atuação política e formas de consciência peculiares etc. Por isso, a comunidade de interesses e de situação de classe não impede, antes condiciona uma relativa diferenciação social dos indivíduos, de acordo com o modo pelo qual podem valorizar socialmente, criando destinos sociais relativamente comuns, suas probabilidades econômicas.
FERNANDES, F. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. RJ, Zahar, 1968, p. 72.
A respeito do conceito de “classe social” e sua aplicação, pode-se afirmar corretamente que
Escolha uma:
a. vigora no Brasil uma impossibilidade de se trabalhar com o conceito de “classe social” pela ausência de mecanismos de mobilidade social.
b. somente detentores de capital podem ser classificados entre classes sociais, cabendo aos demais o rótulo de “desclassificados”.
c. dentro de uma mesma classe social encontram-se indivíduos que podem distinguir-se por elementos diversos de diferenciação social.
d. desde a Grécia Clássica a acumulação de capital vem definindo o pertencimento a determinada classe social.
e. no período colonial havia apenas duas classes sociais no Brasil: senhores e escravos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
letra c, sim dentro de uma mesma classe social encontra - se indivíduos que podem se destinguir por diversos elementos de diferenciação social.
Bebeth1:
disponha
Perguntas interessantes