(CESPE - adaptada) Com base no que foi estudado a respeito da compreensão da técnica como forma de verdade dominante na experiência histórica do homem contemporâneo, segundo Heidegger, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta.
Escolha uma:
a. Para esse filósofo, ciência e técnica são coisas separadas. A técnica é a mera aplicação da ciência. A ciência - que é teoria - vem antes da técnica - que é prática.
b. Para Heidegger, a teoria científica é uma simples contemplação e descrição objetiva do real.
c. Para esse pensador, a ciência e a técnica se fundam em uma compreensão do ser como efetividade ou funcionalidade. Por meio dessa compreensão do ser, subjetividade e objetividade se configuram como momentos funcionais, como energia e matéria, como insumo e recurso, empregados e processados na realização do real, cuja realidade vigora como produção, isto é, como causação e efetivação.
d. Na concepção desse pensador, a técnica é somente um meio ou instrumento de ação a serviço do homem. Com esse meio, o homem pode fazer o bem ou o mal.
e. Para Heidegger, ciência e técnica não abrigam em si nenhuma metafísica, pois são formas de pensar e agir antimetafísicas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
É correta a alternativa C.
Para Heidegger a ciência e a técnica são dois lados de uma mesma moeda, sendo a sociedade dominada pela perspectiva da técnica (em todos os seus aspectos) uma consequência natural da expansão da ciência.
Ele vê a técnica não como algo que está necessariamente a serviço dos homens, e sim como algo que pode mesmo impor-se aos seres humanos (de modo que fala em uma "humanidade à serviço da técnica"), e a vê como uma forma metafísica, e perigosa, de misturar objetividade e subjetividade, sendo a base de um modelo industrial de sociedade.
Perguntas interessantes