ENEM, perguntado por emillyanel4eitaamar, 1 ano atrás

(CESGRANRIO) O descobrimento do Brasil foi parte do plano imperial da Coroa Portuguesa, no século XV. Embora não houvesse interesse específico de expansão para o Ocidente,... a) a posse de terras no Atlântico ocidental consolidava a hegemonia portuguesa neste
Oceano. b) o Brasil era uma alternativa mercantil ao comércio português no Oriente. c) o desvio da esquadra de Cabral seguia a mesma inspiração de Colombo para chegar às
Índias. d) a procura de terras no Ocidente foi uma reação de Portugal ao Tratado de Tordesilhas, que
o afastava da América. e) essa descoberta foi mero acaso, provocado pelas intempéries que desviaram a esquadra
da rota da Índia.

Soluções para a tarefa

Respondido por anahelton10
559
Olá!



A resposta correta para a questão apresentada é a LETRA A .



O Descobrimento do Brasil ocorrido no século XV é considerado como ocorrido com a chegada da frota de navios liderada por Pedro Álvares Cabral em terras brasileira no dia 22 de abril de 1.500.



Esta expedição marítima ocorreu como uma das ações relacionadas com a política de expansão portuguesa dos seus mercados fornecedores de matéria-prima e ainda consumidor de seus produtos manufaturados.



A pretensão original com a viagem de Cabral era de conseguir chegar à região das Índias que se constituía no principal mercado de negociações neste momento histórico, mas no caminho de ida acabou chegando em terras brasileiras que passaram então a fazer parte do império português na forma de colônia.



Apesar da ideia veiculada durante muito tempo de que a vinda de Cabral para o Brasil teria sido um acaso ocasionado por erros nas rotas de navegação, na atualidade se considera que esta chegada foi deliberada já que estas terras eram conhecidas da Coroa Portuguesa a qual utilizou esta oportunidade apenas para consolidar sua posse.



Espero ter ajudado.



Atenciosamente,



Ana Camila
Respondido por anitacastillarivas38
57

Resposta:

alternativa A)

Explicação:

Confie,eu já fiz isso e tava certo.

Perguntas interessantes