(Cesgranrio) O clima de tensão oriundo da expansão imperialista na Ásia e determinador do 1º Conflito Mundial pode ser avaliado pelas: a) rivalidades entre franceses e ingleses na Indochina, entre ingleses e russos na Ásia Central e entre russos e japoneses na Manchúria e Coréia. b) políticas de alianças entre russos e japoneses para bloquear as pretensões inglesas e francesas no sudeste asiático. c) tensões entre o Império Inglês e o Império Chinês em torno da Coréia e da Mandchúria com o apoio da França à Inglaterra. d) rivalidades entre ingleses e franceses no sudeste asiático, entre belgas e alemães em Port-Arthur e entre russos e poloneses na Ásia Europeia. e) tensões entre o Império Austro-Húngaro e a Grécia na região do sudeste asiático com o apoio da Inglaterra aos gregos.
Soluções para a tarefa
Resposta letra "A"
A disputa entre ingleses e franceses na Indochina começou com a criação da Companhia das Índias Orientais, onde os ingleses passaram a realizar a progressiva conquista da Índia.Nesse processo, entraram em luta contra a presença dos franceses na região subcontinental e impuseram sua força contra os príncipes locais.
Outra rivalidade no período imperialista foi entre a Rússia e Japão. A Rússia sentiu necessidade de mercados consumidores e de matéria-prima, dedicando-se às conquistas imperialistas. Lançou-se em direção à Crimeia (região próxima ao mar Negro) e à Índia, mas foi barrada pelas potências europeias, principalmente a Inglaterra. A opção foi voltar-se para a região chinesa da Manchúria, rica em minerais. Porém, aí também os russos depararam com um forte concorrente: o Japão, iniciando- se assim as rivalidades entre os dois países.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Alternativa correta: letra A - rivalidades entre franceses e ingleses na Indochina, entre ingleses e russos na Ásia Central e entre russos e japoneses na Manchúria e Coréia.
Explicação:
Franceses e ingleses disputavam a região da Indochina, num específico duelo imperialista, gerando um dos pontos de conflito iniciais; mas os ingleses também disputavam a região da Ásia Central com os Russos, que por sua vez, disputavam a Manchúria e a Coréia com os Japoneses. Esse processos de disputa imperialista foram fundamentais para fazer eclodir o movimento da Primeira Guerra, que tem seu marco inicial com o assassinado do arquiduque em Saraievo, mas que tem raízes bem mais profundas.