Cervo, Bervian e Silva (2007, p. 25) afirmam que “a adoção de uma postura científica pode se dar em qualquer idade e em quaisquer circunstâncias. A ciência pode ser praticada também nas mais variadas situações de vida, e não apenas no recesso dos laboratórios e na solidão das pesquisas de campo”.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
Sobre o que foi apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A postura científica é, acima de tudo, uma conduta do pesquisador visando à busca por soluções sérias e o uso dos métodos apropriados para tal.
PORQUE
Essa postura é inata ao cientista, as pessoas não se formam cientistas, nascem cientistas, e se aperfeiçoam ao longo da vida.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a.
As duas asserções são falsas.
b.
A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
c.
A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
d.
As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
e.
As duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c. A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
Explicação:
Confirmada pelo AVA, Acertei tudo
"A postura científica é, antes de tudo, uma atitude ou disposição subjetiva do pesquisador que busca soluções sérias, com métodos adequados para o problema que enfrenta. Essa postura não é inata na pessoa; ao contrário, é forjada ao longo da vida, à custa de muito esforço e de uma série de exercícios. Ela pode e deve ser aprendida. A postura científica, na prática, é expressão de uma consciência crítica, objetiva e racional." (Cervo, Amado Luis; Bervian, Pedro Alcin..., Metodologia Científica - 6ª edição)
Em Itálico é a afirmação I, então é verdadeira
Em negrito é a afirmação II, portanto, a justificativa Essa postura é inata ao cientista, as pessoas não se formam cientistas, nascem cientistas, e se aperfeiçoam ao longo da vida, é falsa
Resposta:
A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
Explicação:
Corrigida pelo AVA. Correta!
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. pg 13.