Português, perguntado por neyzakarolina18, 1 ano atrás

Certos erros de português, sobretudo aqueles que indicam desconhecimento da língua escrita, embora não cheguem a prejudicar a compreensão da mensagem, são arrasadores para a imagem do enunciador do texto, prejudicando totalmente o seu peso argumentativo.

Leia o trecho que vem a seguir, extraído da revista Veja de 22/1/86:

Quando era ministro da Educação, Passarinho recebeu correspondência de um reitor de uma universidade, solicitando verbas ao “iminente ministro”, que não pestanejou. Colocou-a de volta no correio, dizendo ao solicitante que ele já havia sido nomeado...
Com base no que você acaba de ler, procure responder:

Qual o motivo pelo qual Passarinho (Jarbas Passarinho), ministro da Educação em 1986, devolveu a carta ao reitor? Além da devolução da carta, que outro prejuízo afetou a figura do reitor? Por que o erro linguístico, sobretudo certo tipo como esse, funciona como contra-argumento?

Soluções para a tarefa

Respondido por soarx
12
O motivo foi o uso da palavra "iminente", que significa por acontecer. O prejuízo e o contra-argumento são o fato de uma pessoa com tão alta patente, visto que um reitor deve ter boa postura e certamente conhecimento médio em algumas áreas científicas, pelo fato de dirigir um meio educacional de alta importância, ter cometido um erro um tanto quanto banal, no caso. Se o escritor da carta fosse alguém com condições socioeconômicas mais baixas, seria até mais aceitável.

soarx: Espero ter ajudado
neyzakarolina18: obrigado!
Respondido por rosanebarranco
7
Porque a palavra iminente significa algo que está prestes a acontecer, diferente de eminente que significa a alguém ou a algo superior.
As verbas não chegaram a universidade.
Porque parônimos( palavras parecidas), quando  usadas indevidamente, causam efeito contrário.
Perguntas interessantes