certos comportamentos, como ficar horas no computador ou celular, fazem mal a saude mental do individuo? justifique sua resposta
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sim, Além das consequências comportamentais decorrentes do mal uso das tecnologias, existem diversas enfermidades — além da Nomofobia — associadas a esse processo. Confira quais são!
Depressão provocada pelas redes sociais
Muitos indivíduos se sentem péssimos após passar longas horas no Facebook. Isso resulta da comparação com a ostentação que muitos publicam na rede. O dependente de internet começa a se comparar com os “amigos” e passa a se sentir inferior.
Porém, dificilmente alguém tem cinco ou dez mil amigos e, salvo exceções, pessoas assim só conseguem sorrir no momento da selfie. Normalmente, há muita frustração e angústia pelo esforço desmedido de ter que provar, dia após dia, algo que não é ou o que não tem. Mas no Facebook, ninguém se importa, já que a imensidão de amigos são literalmente virtuais.
Por isso, não é aconselhável medir o sucesso por curtidas na Web ou conforme a quantidade de comentários em suas publicações. Quem tem esse hábito, mas as expectativas não são atendidas, tende a se sentir triste, deprimido e com grandes chances de desenvolver problemas de saúde mental, como a depressão.
Tendinite
O ato de digitar muito, ocasiona, como em qualquer outro movimento repetitivo, doenças inflamatórias nos tendões. Um dos primeiros sintomas é a dor nos músculos das mãos e dos dedos (a mialgia). Muitos usuários da Web apresentam esses sintomas porque estão exagerando no uso do telefone celular ou de outros aparelhos digitais.
Problemas na coluna
O ato de inclinar a cabeça, com muita frequência, para utilizar o celular pode gerar uma carga muito alta e, que nem sempre é suportada pelo pescoço. Esse movimento repetitivo força a coluna cervical e resulta em graves danos à coluna vertebral do usuário.
Rugas e papadas
Já foi comprovado que o uso exagerado dos smartphones pode facilitar o aparecimento de rugas e de papadas na região do pescoço. A posição inclinada do pescoço durante muito tempo provoca uma sobreposição da pele nesse local. Com isso, a aceleração do impacto da gravidade faz aumentar o risco de flacidez e de rugas no pescoço e parte inferior do rosto.
Perda auditiva
Um dos temas muito discutidos é a interferência dos fones de ouvido na perda auditiva. Por isso, é preciso controlar o volume das músicas e áudios nos celulares. Ouvir sons em alta frequência é extremamente prejudicial aos tímpanos, o que aumenta as chances de surdez.
Insônia
A luz emitida pelos aparelhos eletrônicos provoca a redução da melatonina, hormônio produzido pela hipófise, uma glândula localizada no cérebro e que funciona como reguladora do sono. Como a melatonina só é produzida no escuro, ficar no celular antes de dormir pode causar insônia.
Explicação: