Física, perguntado por 878434, 3 meses atrás

Certo dia, durante a manutenção deste equipamento, notou-se que o transformador utilizado estava danificado. No mesmo momento, percebeu-se que o dano foi causado por um curto-circuito acidental, provocado pelo próprio técnico de manutenção.
Como esse transformador é muito importante para o funcionamento da máquina, ele foi encaminhado para ser rebobinado.
Ao retornar da manutenção, o transformador foi encaminhado a Paulo, para que o recolocasse no equipamento.
Antes disso, Paulo decidiu testar o transformador e verificar se ele estava funcionando como deveria. Originalmente ele deve ser alimentado com uma tensão de 127 V e deve fornecer em sua saída 24 V. No teste, com a mesma tensão de entrada, ele verificou uma tensão de saída é de 31 V. Esse nível de tensão pode danificar a parte de controle do equipamento, portanto não pode ser utilizado.
O que pode ter acontecido com o transformador? Quais as principais causas desse problema? Como resolvê-lo?


878434: Originalmente ele deve ser alimentado com uma tensão de 127 V e deve fornecer em sua saída 24 V. No teste, com a mesma tensão de entrada, ele verificou uma tensão de saída é de 31 V. Esse nível de tensão pode danificar a parte de controle do equipamento, portanto não pode ser utilizado.
O que pode ter acontecido com o transformador? Quais as principais causas desse problema? Como resolvê-lo?

Soluções para a tarefa

Respondido por RnCarvalho
12

Os transformadores são dispositivos que consistem em dois enrolamentos de fios, primário e secundário, envolvidos em um núcleo metálico. A passagem de uma corrente elétrica alternada no enrolamento primário induz uma corrente elétrica alternada no enrolamento secundário. A proporção entre as correntes primária e secundária depende da relação entre o número de espiras em cada um dos enrolamentos.

Os transformadores podem ser divididos em:

Transformador Elevador: Menos espiras no enrolamento primário e mais espiras no secundário. Recebe-se uma tensão baixa no primário e induz uma tensão alta no secundário. Exemplo: 100 espiras no primário, 200 espiras no secundário (proporção 1:2). Se a tensão de entrada for 100V, a tensão de saída será 200V.

Transformador Abaixador: Mais espiras no enrolamento primário e menos espiras no secundário. Recebe-se uma tensão alta no primário e induz uma tensão baixa no secundário. Exemplo: 200 espiras no primário, 100 espiras no secundário (proporção 2:1). Se a tensão de entrada for 100V, a tensão de saída será 50V.

Transformador Isolador: Mesmo número de espiras no enrolamento primário e secundário, a tensão de saída é igual a tensão de entrada. Tem como função "separar" fisicamente o circuito.

No caso em questão, se trata de um transformador abaixador (de 127V para 24V). Se com os mesmo 127V na entrada, a tensão de saída apresentada for 31V, isso significa que a proporção de espiras entre o primário e secundário está incorreta (pode ter sido causado por um erro na hora de rebobinar ou por um curto entre as espiras) ou então os dispositivos de filtragem na saída do transformador estão dimensionados incorretamente (caso seja um transformador que retifica a corrente alternada da entrada em corrente contínua na saída).

Perguntas interessantes