Certas bactérias apresentam uma cobertura externamente à parede celular, formada por polissacarídeos e proteínas, conhecida por cápsula bacteriana. Algumas espécies de linhagem capsuladas como, por exemplo, as bactérias Streptococcus pneumoniae causam pneumonia, enquanto outras bactérias, que são de linhagem não capsuladas, são incapazes de causar a doença. Isso se deve porque a cápsula permite que o micro-organismo:
Soluções para a tarefa
A alternativa B) Não seja fagocitado e destruído por glóbulos brancos.
- A) Tenha uma reprodução sexuada mais eficiente.
- B) Não seja fagocitado e destruído por glóbulos brancos.
- C) Tenha uma melhor movimentação da célula dentro do organismo humano.
- D) Destrua substâncias tóxicas, como antibióticos, através dos genes presentes na cápsula.
A capsula permite que a bactéria consiga resistir ao ataque dos glóbulos brancos, impedindo que elas sejam destruídas e facilitando a infecção.
Essa capsula possui outro problema para o paciente, como é difícil para o organismo debelar essa bactéria, as células de defesa formam o "caseo" uma estrutura de defesa globular, grande, que causa necrose do tecido onde é formado.
Caso esses caseos se formem nos pulmões, a capacidade pulmonar irá diminuir bastante.
Espero ter ajudado!
A cápsula é uma estrutura que se localiza externa à membrana celular e favorece vantagens de sobrevivência ao microrganismo.
A cápsula é um importante fator de virulência porque os polissacarídeos que compõem também são encontrados nas nossas células, portanto, ocorre a adesão e nosso sistema imunológico não reconhece a bactéria. A célula bacteriana que não possui cápsula é mais facilmente fagocitado.
Na indústria a cápsula também é importante, já que é possível isolar cápsulas de bactérias e utilizar como agente espessante. Ex.: goma xantana.
Para saber mais, veja também:
https://brainly.com.br/tarefa/589261