ENEM, perguntado por cookiepisk6993, 1 ano atrás

Certa vez, eu jogava uma partida de sinuca, e só havia a bola sete na mesa. De modo que a mastiguei lentamente saboreando-lhe os bocados com prazer. Refiro-me à refeição que havia pedido ao garçom. Dei-lhe duas tacadas na cara. Estou me referindo à bola. Em seguida, sai montando nela e a égua, de que estou falando agora, chegou calmamente à fazenda de minha mãe. Fui encontrá-la morta na mesa, meu irmão comia-lhe uma perna com prazer e ofereceu-me um pedaço: “Obrigado”, disse eu, “já comi galinha no almoço”.
Logo em seguida, chegou minha mulher e deu-me na cara. Um beijo, digo. Dei-lhe um abraço. Fazia calor. Daí a pouco minha camisa estava inteiramente molhada. Refiro-me a que estava na corda secando, quando começou a chover. Minha sogra apareceu para apanhar a camisa.
Não tive remédio senão esmagá-la com o pé. Estou falando da barata que ia trepando na cadeira.
Malaquias, meu primo, vivia com uma velha de oitenta anos. A velha era sua avó, esclareço. Malaquias tinha dezoito filhos, mas nunca se casou. Isto é, nunca se casou com uma mulher que durasse mais de um ano. Agora, sentado à nossa frente, Malaquias fura o coração com uma faca. Depois corta as pernas e o sangue do porco enche a bacia.
Nos bons tempos passeávamos juntos. Eu tinha um carro. Malaquias tinha uma namorada. Um dia rolou a ribanceira. Me refiro a Malaquias. Entrou pela pretoria adentro arrebentando porta e parou resfolegante junto do juiz pálido de susto. Me refiro ao carro. E a Malaquias.
(FERNANDES, M. Trinta anos de mim mesmo. São Paulo: Abril Cultural, 1973).

Nesse texto, o autor reorienta o leitor no processo de leitura, usando como recurso expressões como “refirome/me refiro”, “estou me referindo”, “de que estou falando agora”, “digo”, “estou falando da”, “esclareço”, “isto é”. Todas elas são expressões linguísticas introdutoras de paráfrases, que servem para

a) confirmar.
b) contradizer.
c) destacar.
d) retificar.
e) sintetizar

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
40

O gabarito é dado pela letra D.

São expressões usadas para consertar ou endireitar o que foi aquilo que estava desajustado ou incorreto. Desse modo, trata-se de uma série de ações que possuem o objetivo de retificar a fala do personagem a não prejudicar o sentido do texto de modo completo.

Como exemplo prático presente no texto, podemos destacar:

"Logo em seguida, chegou minha mulher e deu-me na cara". Um beijo, digo.

Se o personagem não fizesse a devida retificação, poderíamos pensar que a mulher havia descido a mão ou dado um tapa nele.

Acredite em seu potencial!

Perguntas interessantes