Certa massa gasosa ocupa um volume de 800ml a-23⁰C mantendo a pressão constante determine a temperatura quando o gás tiver 1,6l
Soluções para a tarefa
O gás terá uma temperatura final de 227ºC após passar por essa transformação isobárica.
Termodinâmica - Transformação isobárica
Na termodinâmica, os valores de Pressão, Volume e Temperatura dos gases ideais seguem uma relação constante. Podemos prever os valores finais através das condições iniciais dos gases.
A transformação isobárica é dada quando mantemos a pressão constante durante a transformação. Essa transformação foi estudada e postulada por Joseph Louis Gay-Lussac e Jacques Alexandre César Charles e recebe o nome de Lei de Gay-Loussac.
Ela descreve que:
" Com a pressão sendo mantida constante, a massa de determinado gás ocupa um volume diretamente proporcional à sua temperatura termodinâmica. "
Sua expressão matemática toma a seguinte forma:
Onde:
- = Volume final
- = Temperatura final
- = Volume inicial
- = Temperatura inicial
Vale lembrar que, as medidas de volume e temperatura nesse caso devem ser expressas em Litros e Kelvin respectivamente.
O enunciado do problema nos informa que um determinado gás ocupa um volume de 800 ml sob uma temperatura de -23ºC. Ao aumentar seu volume para 1,6 litros, devemos encontrar a sua temperatura final quando submetido a uma transformação de pressão constante.
O primeiro passo é converter as unidades de mililitro para litro e de graus Celsius para Kelvin.
Com os valores devidamente convertidos, vamos agora utilizar a equação de Gay-Lussac de forma a obter a temperatura final do gás:
Temos, então que a temperatura final do gás será de 500 K. Se preferir, podemos expressar esse resultado em graus Celsius da seguinte forma:
A temperatura final do gás será de 227ºC
Para saber mais, acesse:
- Transformação isobárica: https://brainly.com.br/tarefa/53494316
- Transformação isobárica: https://brainly.com.br/tarefa/5279534