Cerca de quinze tipos de moléstia faziam vítimas no Rio do início do século XX. As principais, que já atingiam proporções epidêmicas, eram a peste bubônica, a febre amarela e a varíola. Mas havia também sarampo, tuberculose, escarlatina, difteria, coqueluche, tifo, lepra, entre outras. Para combater a peste bubônica, Oswaldo Cruz formou um esquadrão especial, de 50 homens vacinados, que percorriam a cidade espalhando raticida e mandando recolher o lixo. Criou o cargo de comprador de ratos, funcionário que recolhia os ratos mortos, pagando 300 réis por animal. Uma das medidas tomadas pelo sanitarista Oswaldo Cruz para combater a peste bubônica baseia-se na forma de transmissão da doença que ocorre. (A) pelo contato direto das pessoas com a urina dos ratos (B) pela mordida dos ratos contaminados (C) pelas pulgas que parasitam ratos contaminados (D) pelo ar contaminado por ratos em decomposição (E) pela água ou alimentos contaminados pelos ratos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa C é a correta.
A peste bubônica ou peste negra foi uma das piores pandemias da história humana, varrendo o continente europeu no século XIV e matando cerca de metade da sua população contemporânea, afetando seriamente regiões da Ásia, também
Respondido por
3
A alternativa C) é a correta.
A peste bubônica é transmitida por pulgas que parasitam ratos contaminados, essas pulgas irão se desprender dos ratos para se reproduzirem no meio ambiente, e irão parasitar as pessoas, transmitindo a doença.
Existem muitas doenças que são transmitidas por artrópodes, como as arboviroses (dengue, zika, entre outras), e outras parasitoses, como a malaria.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes