Cerca de 70% da superfície da Terra é coberta por água do mar e abaixo dessa superfície a água atinge uma profundidade média de 3,8 quilômetros. Os ecossistemas marinhos abrigam grande biodiversidade, mas parte dela vem sendo ameaçada pela pesca predatória. Na tentativa de con- trolar o problema, medidas governamentais têm sido adotadas, como a proibição da pesca em período reprodutivo e a restrição do uso de redes de malhas finas. Como a proibição da pesca em período reprodutivo e como a restrição a redes de malhas finas minimizariam o problema da pesca predatória, contribuindo para a sustentabilidade da pesca? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Se a pesca acontecer no período reprodutivo de determinada espécie de peixe, os descendentes que serão gerados vão acabar sendo pescados ou não vão nem nascer, fazendo com que o processo de extinção daquela espécie seja mais rápido. Quando é proibido a pesca nestes períodos, você faz com que aquela espécie de peixe possa gerar seus descendentes e aumentar sua população.
As redes de malhas finas são redes feitas com uma malha super fina com o intuito de excluir a possibilidade de algum peixe escapar, mas ao usar esse tipo de rede os peixes jovens, que não tiveram seu organismo desenvolvido como um peixe adulto, é pescado também, gerando uma redução na população de peixes, uma vez que esses peixes jovens dariam continuidade a reprodução e a propagação da espécie. Quando esse tipo de malha é proibido, você captura apenas os peixes adultos (grandes) enquanto os jovens (pequenos) tem a possibilidade de escapar da rede.