Cerca de 20 capivaras confinadas no Lago doCafé, em Campinas, serão sacrificadas para combatera febre maculosa no local. Em dois anos, três pessoasque trabalhavam no parque de 300 mil m² morreramvítimas da doença.O IBAMA autorizou o abate após solicitação daSecretaria Municipal da Saúde, pois capivaras sãohospedeiras do carrapato-estrela, que é transmissor dadoença. Ambientalistas protestaram e entraram comuma ação na Justiça para barrar a morte dos animais.O parque está fechado para visitação pública desde2008, mas ainda há funcionários que circulam pelolocal e, por isso, os animais estão em confinamento.O secretário da Saúde de Campinas afirmou que nãoexiste, nesse caso, além do abate, outro método deeficiência comprovada para combater os carrapatosque não ofereça risco ao meio ambiente. "Nãoestamos discutindo capivara, mas sim uma questãode saúde pública", afirmou ele.O presidente do Conselho Municipal de Defesados Animais argumenta que a prefeitura não realizouexames individuais nas capivaras e, portanto, animaisnão-infectados podem ser mortos sem motivo. Noentanto, de acordo com informações da Secretariade Saúde, não há chances de os animais seremexaminados um a um.Segundo a Secretaria de Saúde, para acabar de vezcom o ciclo de transmissão da doença, é necessárioeliminar quem compõe o ciclo, que são as capivarase os carrapatos. Os carrapatos contaminados, quandoparasitam as capivaras, transmitem a doença. Se acapivara está contaminada e um carrapato sadio aparasita, ela também transmite a doença ao carrapato.Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).Na análise da situação descrita na notícia acima,deve ser considerado queA a transmissão da Rickettsia rickettsii para capivarase seres humanos requer o repasto sanguíneopor carrapatos infectados, principalmenteAmblyomma cajennensi.B a avaliação individual das capivaras quantoà presença da bactéria causadora da febremaculosa é factível, considerando-se um contextopopulacional.C o contato de capivaras com seres humanosresulta na transmissão da Rickettsia rickettsii.D o abate das capivaras promoverá redução dasmortes por febre maculosa.E a febre maculosa é desprovida de potencialzoonótico.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A resposta correta é a letra A)
A Rickettsia rickettsii pode ser entendida como uma bactéria, tal bactéria tende a estar presente nos organismos, principalmente, dos carrapato-estrela, e certos tipos de piolho e também em pulgas.
Tal bactéria é o responsável causador da febre maculosa, este microorganismo tende a se desenvolver e multiplicar-se no corpo do animal infectado e com a sua evolução constante o animal tendem a falecer em questão do passar de alguns dias, apenas.
Bons estudos!
Respondido por
1
a transmissão da Rickettsia rickettsii para capivarase seres humanos requer o repasto sanguíneopor carrapatos infectados, principalmente Amblyomma cajennensi
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás