(CEPBJ) Um dos casos clássicos da análise sintática da Língua Portuguesa refere-se à correta distinção entre complemento nominal e adjunto adnominal. Com base no que foi estudado a respeito do assunto, leia esta manchete, publicada no site Terra, em 07/05/2013.
Banco Nacional do Desenvolvimento financia construção de hotel no Riocentro
Um termo preposicionado que acompanha um substantivo concreto, formado a partir de um verbo, pode desempenhar a função de complemento nominal ou de adjunto adnominal. Essa escolha, no entanto, cria duas possibilidades de sentido:
- complemento nominal = o sentido é passivo, ou seja, o termo preposicionado sofrerá o evento descrito pelo substantivo que o precede;
- adjunto adnominal = o sentido é ativo, ou seja, o termo preposicionado desempenhará o evento descrito pelo substantivo que o precede.
Com base nisso, leia as afirmativas a seguir e assinale cada uma com V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) O período da manchete é ambíguo, pois o termo de hotel pode ser classificado como um complemento nominal ou como um adjunto adnominal, dependendo do sentido que tiver o enunciado.
( ) Se a manchete tratar de uma construção possuída pelo hotel – um parque, por exemplo –, o termo sublinhado funcionará como adjunto adnominal.
( ) Se a manchete estiver fazendo menção à construção do próprio hotel, e não a uma construção possuída pelo hotel, o termo sublinhado será um complemento nominal.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Escolha uma:
a. V - V - V.
b. V - F - V.
c. F - F - F.
d. V - F - F.
e. F - V - V.
me ajudem não entendi direito
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
Acho que são todas verdadeiras...
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás