(CEPBJ) Um canhão dispara uma bala com velocidade inicial igual a 500 m/s (em módulo), a 45° com a horizontal. Desprezando o atrito e considerando g = 10 m/s², o alcance máximo horizontal da bala equivale a
Escolher uma resposta.a. 30 km.b. 15 km.c. 25 km.d. 10 km.e. 20 km.
Soluções para a tarefa
Quando um projétil é lançado obliquamente sua velocidade pode ser decomposta em 2 partes: velocidade vertical e velocidade horizontal.
O movimento na vertical é uniformemente retardado visto que durante a subida o projetil sofre a ação da força gravitacional.
Já o movimento na horizontal é retilíneo e uniforme visto visto que nenhuma força atual, considerando desprezível a resistência do ar.
Decomposição do vetor velocidade
Sabe-se que durante a subida (vertical) no ponto de maior alcance a velocidade na vertical (Vy) é nula. Esse observação é importante pois a parti disso podemos calcular o tempo gasto para alcançar esta altura e como o tempo de subida é equivalente ao de descida teremos o tempo total da trajetória oblíqua.
, onde alfa é a gravidade
s
Logo : Tt = 2.t = s
Daí para calcular o deslocamento equivalente na horizontal:
s = 25000 m ≡ 25 km
Espero ter colaborado
Olá!
(CEPBJ) Um canhão dispara uma bala com velocidade inicial igual a 500 m/s (em módulo), a 45° com a horizontal. Desprezando o atrito e considerando g = 10 m/s², o alcance máximo horizontal da bala equivale:
a. 30 km. b. 15 km. c. 25 km. d. 10 km. e. 20 km.
Temos os seguintes dados:
Vo (velocidade inicial) = 500 m/s
g (gravidade) ≈ 10 m/s²
sen 45º = √2/2 ≈ 0.707
cos 45º = √2/2 ≈ 0.707
[Primeiro Passo] Vamos aplicar o cálculo dos componentes na horizontal e vertical da velocidade inicial, vejamos:
* horizontal
* vertical
[Segundo Passo] Encontrar as equações que regem o movimento:
* para x
* para y (Na subida, o módulo da velocidade do corpo diminui, o movimento é retardado, e, portanto, o sinal da aceleração é negativa).
No solo, y = 0, logo:
y = 0
- Então, o alcance máximo, será:
Resposta:
c) 25 km
_______________________