(CEPBJ) Se, por um lapso de datilografia, os acentos não fossem grafados, uma pessoa leria Escolha uma: a. a palavra econômico como paroxítona. b. a palavra inevitável com pronúncia nasal no ta. c. a palavra vários como proparoxítona. d. o monossílabo só com pronúncia aberta no o. e. a palavra aristocrática como oxítona.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra A.
Se os acentos não fossem grafados, a palavra econômico seria lida como uma paroxítona, sendo a sílaba tônica aquela pronunciada com maior força e intensidade: a sílaba “mi”. Como é a penúltima sílaba, a palavra seria considerada paroxítona.
As outras opções estão incorretas porque:
- opção B: a sílaba “ta” da palavra “inevitável” não teria pronúncia nasal.
- opção C: a palavra “vários” seguiria a mesma regra da palavra “econômico”, tornando-se uma paroxítona, e não proparoxítona. Nesse caso, a sílaba tônica seria “ri”.
- opção D: o monossílabo “só” ficaria com a pronúncia fechada, e não aberta, caso estivesse sem o acento
- opção E: a palavra “aristocrática” também seguiria a mesma regra da palavra “econômico”, tornando-se uma paroxítona, e não oxítona, sendo a sílaba tônica “ti”.
Uma dica para sempre acertar na classificação: leia a palavra em voz alta. Dessa forma, você vai conseguir identificar mais facilmente qual sílaba de cada palavra é pronunciada com maior força e intensidade, mesmo quando não houver acento.
Espero ter ajudado! Bons estudos!