(CEPBJ) O povo indígena Bororó, que ocupa uma parte do Mato Grosso, tem um ritual fúnebre que pode durar até dois meses. Para esse povo a morte exerce um papel social fundamental. Assinale a opção que explica esse papel. Escolha uma: a. A morte é apenas um ritual de passagem obrigatório. Celebrar a morte é, portanto, um rito comum para o povo Bororó. b. A morte une a comunidade, restaura alianças e vínculos rompidos por divergências e reforça a identidade cultural do grupo. c. A morte renova a vida na comunidade, pois quem morre dá o lugar para outras vidas que estão chegando. d. A morte desempenha um papel de controle natural: todas as pessoas passarão pela morte, independentemente do que fizerem nesta vida. e. A morte desempenha o papel de juíza. Todos serão julgados por seus atos, intencionais ou não.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Olá!
A alternativa B) é a correta.
Nessa tribo existe, dois clãs diferentes, os eceráe e os tugarégue, que são clãs opostos mas que se unem nos rituais de morte e mostram restaura as alianças entre esses dois grupos.
Além de reforçar a identidade cultural do grupo e as divergências que ocorrem, também é um ritual que mostra a ligação entre o mundo dos mortos e dos vivos.
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás