(CEPBJ) Nossas sociedades, modernas e ocidentais, apresentam a possibilidade de uma relativa mobilidade social, o que significa dizer que
Escolha uma:
a. a mobilidade social é inexistente na sociedade brasileira devido à sua formação econômica.
b. os indivíduos poderiam ter mobilidade social apenas no sistema feudal.
c. os indivíduos não estão determinados a ocupar e manter sua posição dentro da hierarquia social.
d. a mudança de classe social diz respeito à mobilidade social, mas isso só acontece na estratificação religiosa.
e. os indivíduos nasceram em uma posição dentro da hierarquia social, e estão fadados a permanecer nela.
Pergunta 2:
(CEPBJ) No Brasil, a Constituição de 1988 apresenta, em seu texto, forte influência das ideias organizadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assim, é correto afirmar que os direitos fundamentais dos indivíduos são
Escolha uma:
a. os direitos elaborados por cada estado e município separadamente das leis vigentes em seu país.
b. aqueles que tratam especificamente das leis trabalhistas.
c. os direitos de menor importância para o país.
d. os direitos que dizem respeito apenas aos direitos políticos.
e. aqueles reconhecidos e garantidos pela Constituição de um país
Soluções para a tarefa
A resposta para a primeira pergunta é a opção C. A ideia de mobilidade social é a de que, não importa em que setor da sociedade uma pessoa tenha nascido, ela pode “subir de vida” eventualmente (ou “cair”). Um exemplo: uma pessoa pobre e que more na periferia de uma cidade pode melhorar sua vida no aspecto econômico, conseguindo um emprego que pague o suficiente para que ela mude de vida. Por outro lado, um empresário milionário pode ir à falência e passar a ter uma vida de classe média, por exemplo.
As respostas A e E descrevem o contrário dessa situação, apresentando um cenário de imobilidade social. Já a B coloca a mobilidade como possível apenas no sistema feudal, que teria sido anterior às “sociedades modernas e ocidentais”. Já a D restringe a mobilidade ao mundo da religião, o que não é o mesmo que dizer que há mobilidade social em nossas sociedades, pois a estratificação religiosa é apenas parte de uma sociedade.
Já na pergunta nº2, a resposta correta é a E. Os direitos fundamentais, presentes em uma Constituição, não são apenas os políticos (como o direito de voto e de participar de partidos políticos), como afirma a opção D, e nem apenas as leis trabalhistas, como diz a opção B, mas também os direitos sociais (direito à saúde, à educação, à segurança etc.), liberdades civis (liberdade de expressão, de imprensa etc.) e outros.
A opção A está incorreta pois os direitos fundamentais são definidos na Constituição do país, e não pelas leis estaduais e municipais, que devem se submeter ao que é estabelecido por nossa Constituição. E a C está incorreta pois os direitos fundamentais são assim chamados justamente porque tratam dos direitos de grande importância, devendo ser respeitados antes de qualquer outra coisa.