(CEPBJ)Nenhuma letra é pronunciada de tantas formas em português quanto o R. A maioria dos falantes de português por si só já tem no mínimo duas pronúncias distintas do “r”: uma para o “r” entre vogais, por exemplo, na palavra “arara” (ou “caro”, “íris”, “urubu”, etc.), e outro usado no início de palavras ou quando dobrado: é o “r” de “rio” ou de “carro”.
Em partes, porém, da África lusófona, e mesmo em partes do Brasil, esse som do “r” “fraco” é usado também no início de palavras ou entre vogais (de modo que a palavra “carro” soa como “caro”) – é o caso, por exemplo, do sotaque de partes do interior do estado brasileiro de Santa Catarina.
Por outro lado, há muitos falantes que, além de um erre inicial e dobrado e outro erre entre vogais, pronunciam ainda de forma diferente o erre quando em final de palavra ou de sílaba – por exemplo, em “mar”, “carne”, etc.
Além de chegar a ser mudo no final de palavras, como ocorre em grande parte do Brasil, na fala informal, no final de verbos (como “beber” etc., em geral pronunciados “bebê” etc.), a letra “r”, quando efetivamente pronunciada, pode ser pronunciada com o uso de pelo menos outros treze fonemas distintos, cada um sendo um fonema consonantal diferente, representando letras diferentes no alfabeto fonético internacional e em outras línguas com maior número de consoantes, como o árabe. Todos esses treze sons, entretanto, representam em português a letra “r”, na pronúncia de ao menos alguma região ou grupo do Brasil, de Portugal ou de algum dos demais países lusófonos.
Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2016, às 15h36min (fins pedagógicos).
Esse trecho foi escrito com inúmeros recursos de coesão. Sobre os destacados, podemos frisar corretamente
Escolha uma:
a. o advérbio “entretanto”, que poderia ser corretamente substituído por “portanto”.
b. a locução conjuntiva “de modo que”, que veicula ideia de consequência.
c. a conjunção integrante “que”, responsável por uma nova informação no período.
d. o elemento de ligação “porém”, que expressa relação de conclusão.
e. a conjunção coordenativa “como”, que insere uma ideia de adição no enunciado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Achou resposta?
Preciso também HAHAHAHA
Preciso também HAHAHAHA
rafaelaweiler16:
Não
Perguntas interessantes
Inglês,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás