Filosofia, perguntado por GUSTAVODELIMASIL, 1 ano atrás

(CEPBJ) Leve em consideração o seguinte diálogo, em que uma das personagens resolve explicar, para outra, como ficara tetraplégica. — Philippe: Eu sempre adorei competições, esportes radicais, velocidade, sempre mais rápido, mais alto, e com o parapente que eu tinha eu via as coisas do alto, respirava, sentia-me maior que todos. Mas em um dia de tempo ruim parapente não tem chance. — Driss:Mesmo assim você foi? — Philippe: Talvez para ficar sofrendo como a Alice, pois eu sabia que ela não iria durar. (Alice, sua esposa, estava muito doente). Resultado: fraturei a vértebra cervical. O acidente só não quebrou a minha alma. Minha deficiência não é só andar de cadeira de rodas, é viver sem ela. Texto escrito com base em: NAKACHE, O.; TOLEDANO, E. Intocáveis. França: TF1 films production, 2011, 112min. Se fosse necessário traduzir o incômodo de Philippe, transformando-o em uma problematização, quais ideias seriam as mais pontuais, mais adequadas, levando em consideração o diálogo analisado? Assinale cada uma das afirmativas a seguir com V (verdadeira) ou F (falsa). ( ) Philippe apresenta uma inquietação existencial. ( ) Um projeto de pesquisa baseado no relato de Philippe levaria em conta o sentido da vida. ( ) O que está em primeiro plano, enquanto problematização no diálogo entre as personagens, é a origem da teimosia humana. ( ) O ponto mais relevante no contexto de Philippe é a sua falta de controle em relação a levar a vida com radicalidade. ( ) O problema central, o incômodo mais relevante a ser delimitado no diálogo entre as personagens, diz respeito ao desejo de superioridade do ser humano. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é Escolha uma: a. F – F – V – V – V. b. V – V – V – F - V. c. F – V – F – V – F. d. V – F – V – F – V. e. V – V – F – F – F.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

I é verdadeira, uma vez que Philippe não se contenta com a sua condição de tetraplégico, o que sugere uma angústia existencial.

II é verdadeira, sendo que o sentido da vida é o que define quem somos e como vemos a nós mesmos, de modo que boa parte daquilo que Philippe afirma é sobre como ele enxerga a si mesmo agora que não pode mais agir como costumava agir.

III é falsa, não há, em qualquer momento, um debate sobre este ponto.

IV é falsa, pois ele estava no controle quando levava a vida radicalmente.

V é falsa, pois não se fala, aqui, sobre a suposta superioridade humana.

É correta a alternativa E.

Perguntas interessantes