(CEPBJ) Leia o texto.
Os tipos de orações coordenadas e seus conectores — As orações coordenadas estão ligadas por conectores chamados conjunções coordenativas, que apenas marcam o tipo de relação semântica que o falante manifesta entre os conteúdos de pensamento designado em cada uma das orações sintaticamente independentes. São três as relações semânticas marcadas pelas conjunções coordenativas ou conectores: aditiva, adversativa e alternativa.
Enlaces adverbiais em grupos de orações — Certas unidades de natureza adverbial que manifestam valores de concessão, conclusão, continuação, explicação, causa, que fazem referência anafórica ao que anteriormente se expressou, podem aparecer como aparentes conectores de orações em grupos oracionais: logo, pois, portanto, por conseguinte, entretanto, contudo, todavia, por isso, por isto, também, daí, então, pelo contrário etc. Partindo desses valores semânticos, a gramática tradicional estabeleceu, entre os conectores coordenativos, as conjunções conclusivas e explicativas. Realmente, nestes casos se trata de unidades que manifestam esses valores de dependência interna, semelhantes às orações subordinadas, mas no nível do sentido do texto. São unidades transfrásticas, já que ultrapassam os limites de fronteira das orações.
Observação: A inexistência, a rigor, das conjunções conclusivas e explicativas, orientação que também é seguida em gramáticas de outras línguas, já tinha sido defendida entre nós por Maximino Maciel (1865-1923) na última revisão de sua Gramática Descritiva, em que as considerava advérbios, dada a facilidade com que se deslocavam nas orações, aparecendo em várias posições, o que lhes tirava o caráter de conectores.
Moderna gramática portuguesa. Evanildo Bechara. – 37. ed. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
O gramático Evanildo Bechara distribuía as orações coordenadas em três tipos, de acordo com sua expressão semântica, não incluindo nesse grupo as orações conclusivas e as orações explicativas. Em observação, o autor expõe a causa que o levou a fazer tal opção, que pode ser exemplificada com o período:
Escolha uma:
a. As doenças têm a mesma gênese; podem ser, portanto, tratadas da mesma forma.
b. As doenças têm a mesma gênese e podem ser tratadas da mesma forma.
c. As doenças têm a mesma gênese, logo podem ser tratadas da mesma forma.
d. As doenças têm a mesma gênese, mas não podem ser tratadas da mesma forma.
e. As doenças não têm a mesma gênese, porém podem ser tratadas da mesma forma.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Bechara não considerava “logo”, “pois” e “portanto” como conjunções conclusivas ou explicativas pela natureza adverbial desses termos, podendo, com facilidade, serem deslocados nas orações. Com isso, eles perdiam o caráter de conectores.
Então, temos que marcar o item que demonstra isso. Ou seja, o item em que uma dessas conjunções que esteja deslocada.
Isso ocorre na alternativa A.
O termo "portanto" não está no início da oração coordenada. Está deslocado.
Na posição natural ficaria: "As doenças têm a mesma gênese; portanto podem ser tratadas da mesma forma."
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás