(CEPBJ) Leia o texto.
O velho tema da tolerância se impõe: tanto como alvo do ânimo letal doutrinário quanto como recurso para lidar com diferenças fundas. O tema, posto no século XVII pelo filósofo inglês John Locke (1632-1704), visava confinar a crença religiosa ao âmbito da convicção e da observância pessoais. Supunha-se que, restrita a religião à esfera pessoal e doméstica, os humanos se comportariam, em suas interações públicas, com base em princípios e práticas de respeito mútuo, dotadas de uma neutralidade básica com relação a valores últimos.
(...) Um dos valores essenciais, presentes nessa esfera moral comum, é o da liberdade individual, em sua dimensão mais fundamental: liberdade de crença e de formulação de juízos. No século XVIII, tal liberdade, percebida como constitutiva e natural nos humanos, foi consolidada na ideia de autonomia do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804). A vida social seria, pois, idealmente habitada por sujeitos moralmente autônomos, movidos por um imperativo categórico: o de não desejar para outros o que não desejariam para si mesmos. Tal imperativo funda-se em um princípio de equivalência: não importa o conteúdo de nossas crenças; somos equivalentes e há limites claros com relação ao que podemos fazer com outras pessoas. O próprio Kant acrescenta ao imperativo já mencionado o de jamais considerar os seres humanos como meios, mas sempre como fins.
Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos sobre o tema, analise estas afirmativas:
I. O preconceito é definido como “atitude, sentimento ou parecer insensato, especialmente de natureza hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância”.
II. Uma vez que o preconceito consiste em considerar alguém ou algum grupo inferior ou incapaz (mulheres para os homens, negros ou indígenas para os brancos, etc.), a analogia em relação à diversidade das línguas se aplica quase automaticamente: os diferentes são portadores de defeitos.
III. Existem várias formas de preconceito, como o étnico, o religioso, o sexual, o linguístico, etc. O que há de comum entre eles é a rejeição ao considerado diferente. Isso promove uma íntima relação com o etnocentrismo.
IV. O termo preconceito implica, de alguma forma, certa superioridade de um grupo em relação a outro.
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
a. I, II, III e IV.
b. I, apenas.
c. IV, apenas.
d. II, apenas.
e. III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
É a letra A. Todas estão corretas.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás