Geografia, perguntado por Ecabeatriz, 1 ano atrás

(CEPBJ) Leia o texto a seguir. Certa vez, quando tinha lá meus 30 anos de idade, comprei um apartamento na cidade de Curitiba. O edifício ainda estava em construção. Ia lá praticamente todos os dias acompanhar o andamento da obra, ansioso para que ficasse pronta. Em determinado dia, os operários estavam fazendo a laje (piso) do 2.º andar da garagem, piso este que ficaria exposto ao tempo, sem cobertura. Percebi que concretaram o piso que media 9 x 15 metros de uma vez só. Achei isso estranho e pensei: “Esse piso irá trincar (rachar) todo”. Estava certo: um ano depois de mudar para o prédio, o piso estava todo trincado e a garagem do andar inferior já estava apresentando infiltração de água. O engenheiro responsável pela obra não se lembrou de algo banal que acontece com as rochas e as desagrega, transformando-as em solo: o processo de intemperismo. Foi, de uma forma geral, o que aconteceu no prédio.
Assinale a opção que retrata esse processo descrito no texto. Escolha uma:
a. Intemperismo físico: crioclastia. A água expande ao congelar nas fissuras das rochas, forçando estas e as dilatando.
b. Intemperismo físico: termoclastia. A variação de temperatura provoca dilatação e contração da rocha, fragmentando-a.
c. Intemperismo químico: a água, ao entrar em contato com a rocha, age como se fosse um solvente, apodrecendo-a.
d. Intemperismo biológico: os microrganismos, os vegetais e até mesmo as formigas afetam a estrutura das rochas, fragmentando-as.
e. Intemperismo físico: haloclastia. A água, rica em sais, ao preencher as fraturas das rochas e evaporar resulta na cristalização dos sais que forçam a rocha, fragmentando-a.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
3
Olá, 

  b. Intemperismo físico: termoclastia. A variação de temperatura provoca dilatação e contração da rocha, fragmentando-a. 

   Intemperismo é um fenômeno que ocorre nos mais diversos tipos de rochas e que fazem parte da natureza, assim os mais diversos tipos são de grande importância no momento das construções, porque fazem parte dos problemas que podem ocorrer com elas. 

  Assim, a termoclastia se torna clássica neste local porque se trata do Brasil, onde o calor do sol é o fator de maior importância para os problemas que podem ocorrer, o calor faz com que as rochas expandam e a noite quando esfriam eles se contraem. 
Perguntas interessantes