Português, perguntado por larissaspanhol2712, 10 meses atrás

(CEPBJ) Leia as afirmações a seguir.

I. A forma verbal haveria, em E segundo depois diziam, foram bem uma légua e meia a uma povoação, em que haveria nove ou dez casas, as quais diziam que eram tão compridas, cada uma, como esta nau capitânia, está no futuro do pretérito, mas não se refere efetivamente a um evento posterior a um tempo de referência passado, e sim a algo sobre o qual não se tem certeza.

II. O uso do pretérito imperfeito do subjuntivo em Como se já esperasse por aquilo confere ao evento um grau de certeza maior do que se conseguiria com o uso do pretérito imperfeito do indicativo – Como já esperava por aquilo.

III. A forma verbal mandara, em Mandara Pereira acender uma vela de sebo, corresponde à terceira pessoa do singular do pretérito mais‑que‑perfeito do indicativo do verbo mandar e equivale a tinha mandado.

IV. O verbo vir está sendo empregado no modo imperativo em Vem para o Brasil, minha

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
0

I - Verdadeiro - Ao empregar a forma verbal "haveria", o autor demonstra incerteza quanto à existência das casas naquela povoação.


II - Falso - O uso do pretérito imperfeito do subjuntivo (esperasse) confere mais incerteza à ocorrência do evento, pois o subjuntivo é o modo verbal da dúvida, da incerteza e da possibilidade.


III - Verdadeiro - A forma verbal "mandara" está conjugada no pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo "mandar". É equivalente a dizer "tinha mandado".


IV - Falso - Para escrever o verbo "vir" no modo imperativo, o correto seria usar a forma verbal "venha".


I e III apenas.

Respondido por alexecladiane
0

Resposta: Os costumes e as mentalidades das personagens de um meio tipicamente sertanejo.

Explicação: Que são a principal característica do romance regionalista do século XIX.

Perguntas interessantes