(CEPBJ) Considere as afirmações a seguir sobre a acentuação gráfica de algumas palavras.
I. As palavras dá e nós são exemplos de monossílabas acentuadas por serem tônicas e terminadas em a e em o, respectivamente. Já da e nos não recebem acento gráfico porque, embora monossílabas terminadas em a e o, são átonas.
II. A regra que acentua as palavras aí e ciúmes prevê que as letras i e u tônicas, quando forem a segunda vogal de um hiato, deverão receber acento gráfico. Por esse motivo, a palavra juiz deveria ter sido acentuada.
III. Se os acentos gráficos das palavras célebre, adúltera, média e contrário fossem retirados, apareceriam outras palavras existentes na língua portuguesa.
IV. Nomes próprios estão sujeitos às mesmas regras de acentuação gráfica que nomes comuns, por isso os substantivos Tolstói, Queirós e Luísa estão acentuados corretamente, de acordo com as normas vigentes da ortografia.
V. As formas você, babá e atirá-la estão acentuadas corretamente, de acordo com o que prevê a regra vigente de acentuação gráfica das palavras oxítonas em nossa língua.
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
a. I, II, III, IV e V.
b. I e III, apenas .
c. I, II e III, apenas .
d. II, IV e V, apenas .
e. I, III, IV e V, apenas .
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a LETRA E com a sua explicação sendo a seguinte:
I) CORRETA. De acordo com as regras cultas da Língua Portuguesa apenas os monossílabos tônicos terminados em –a, -e, -o seguidos ou não de s são acentuados.
II) INCORRETA. O i e o u tônicos quando em hiato que tenha vogal ou ditongo anterior formam sílaba sozinhos ou com s como os exemplos indicados na questão.
Mas a palavra juiz não é acentuada porque neste caso o i forma sílaba com outra letra (z) que não o s inviabilizando o uso do acento.
III) CORRETA. Da forma como estão acentuadas as palavras célebre e adúltera são proparoxítonas as quais devem em TODOS os casos receberem o acento gráfico.
Já as palavras média e contrário são paroxítonas terminadas em ditongo crescente devendo também ser acentuadas.
Ao se retirar estes acentos gráficos as palavras em questão mudam sua característica passando a ser paroxítona (celebre e adultera) e oxítonas (media e contrario) que não são casos de acentuação gráfica de acordo com a gramática portuguesa.
IV) CORRETA. Seguem as regras:
- Tolstói é acentuado por ser uma oxítona terminada em ditongo aberto -ói que é sempre acentuado.
- Queirós: as palavras oxítonas terminadas em –o seguidas ou não de s, como é o caso desta alternativa, são necessariamente acentuadas.
- Luísa: é acentuada por ser uma paroxítona com o –i formando hiato o qual tem uma vogal antes dele.
V) CORRETA. Todas as palavras apresentadas devem ser acentuadas com base na regra segundo a qual oxítonas terminadas em –a, -e, -o seguidas ou não de s devem receber o acento gráfico adequado.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Ana Camila