Centrado na razão humana e não mais na religião, a ética do dever foi idealizada por Immanuel Kant. Para este importante filósofo alemão, o dever nasce do reconhecimento por parte do ser humano, mediante uso da razão, da necessidade obrigatória de obedecer a certas regras.
Dentro de sua fundamentação filosófica, quais seriam as regras a serem obedecidas?
A A primeira delas seria a obrigação de agir apenas segundo uma máxima tal que possa querer que se torne uma lei universal e a segunda regra é a necessidade imperativa, da qual nenhum homem pode escapar, de respeitar a todos os seres racionais na qualidade de fins em si mesmos.
B A primeira delas é a necessidade imperativa, da qual nenhum homem pode escapar, de respeitar a todos os seres racionais na qualidade de fins em si mesmos e a segunda regra seria a obrigação de agir apenas segundo uma máxima tal que possa querer que se torne uma lei universal.
C A primeira delas é a necessidade imperativa, da qual nenhum homem pode escapar, de respeitar os deveres religiosos e a segunda regra seria a obrigação de agir apenas segundo uma máxima tal que possa querer que se torne uma lei universal.
D A primeira delas é a necessidade imperativa, da qual nenhum homem pode escapar, de respeitar a todos os seres racionais na qualidade de fins em si mesmos e a segunda regra seria a obrigação de respeitar os deveres religiosos.
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Dentro de sua fundamentação filosófica, quais seriam as regras a serem obedecidas segundo Immanuel Kant são expressas na alternativa B.
De acordo com Kant, toda a moral do ser humano deve ser capaz de ser reduzida a um único mandamento fundamental, nascido da razão, não da autoridade divina, da qual todas as outras obrigações humanas podem ser deduzidas. Ele definiu o conceito de "imperativo categórico" como "qualquer proposição que declare uma ação (ou inação) como necessária"
Na obra Fundação da metafísica dos costumes (1785) Kant expõe as seguintes regras:
- Primeira: Age de tal maneira que use a humanidade, tanto em sua pessoa e na pessoa de qualquer outra, sempre ao mesmo tempo como um fim e nunca simplesmente como um meio
- Segunda: Age apenas de acordo com uma máxima para a qual as pessoas ao mesmo tempo, possam querer que ela se torne lei universal.
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