) Cefet MG) “[...] o operário não se reconhece no produto que criou em condições que escapam a seu arbítrio e às vezes até a sua compreensão, nem vê no trabalho qualquer finalidade que não seja a de garantir sua sobrevivência. E a própria ‘produção multiplicada que nasce por obra da cooperação dos diferentes indivíduos sob a ação da divisão do trabalho’ aparece aos produtores como um poder alheio, sobre o qual não têm controle, não sabem de onde procede e sentem como se estivesse situado à margem deles, independente de sua vontade e de seus atos e que ‘até mesmo dirige esta vontade e estes atos’.” QUINTANEIRO, Tania. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2 ed. Belo Horizonte. Editora: UFMG, 2009, p. 52. De acordo com o texto, a situação vivida pelos operários no século XIX revelava a
12 pontos
a) alienação no processo de trabalho nas indústrias.
b) interferência do Estado no controle das fábricas.
c) consolidação de uma legislação trabalhista na Europa.
d) ausência de movimentos operários em pequenas cidades.
e) organização dos assalariados em cooperativas autossuficientes
Soluções para a tarefa
Resposta: alienação no processo de trabalho das indústrias
Explicação: alienação é qdo ocorre o fenômeno do operário não conhecer as etapas de produção e tornar-se apenas um funcionário sistematizado na indústria
A situação vivida pelos operários no século XIX revelava a: a) alienação no processo de trabalho nas indústrias.
Karl Marx, pensador idealizador do marxismo, aponta que, na sociedade, há grupos que são mais privilegiados que outros, ou seja, a burguesia apresenta vantagens com relação à classe operária.
Assim, a desigualdade social se dá na maior capital acumulado pela burguesia, bem como a existência da propriedade privada, possibilitando que as diferenças sociais sejam marcadas pela riqueza de uns em detrimento de outros.
Com isso, a classe operária é oprimida, porque produz e sua mais-valia é concedida ao patrão, que tem para si a riqueza, dando o mínimo para o trabalhador e verdadeiro "dono" do produto.
O trabalho industrial é estranho ao homem e o massifica. É a alienação do homem, pois exige que ele faça um único trabalho e se comporte como máquina. O trabalho, para Marx, edifica o homem quando ele trabalha para si e para os iguais, não quando aumenta o lucro do capitalista.
Link: brainly.com.br/tarefa/15193284