História, perguntado por mariaeduardakeller85, 9 meses atrás

Cefet-MG – Adaptada) Durante as festividades da inauguração de Brasília, em 1960, ocorreu a apresentação de uma peça teatral ao ar livre, que foi assim descrita por um jornalista da época:

A luta pela interiorização da capital e a construção de Brasília foram retratadas [...]. Enxadas, pás, picaretas e outras ferramentas foram distribuídas entre os figurantes, que representavam os operários de Brasília [...]. Cada um dos episódios era contrastado pela oposição de um velho [...]. Mas quando por fim ele manifesta sua aversão à fundação de Brasília, oito tratores barulhentos invadiram a cena e apareceu no céu um helicóptero. Dele desceu um homem, de porte semelhante ao de Juscelino, a acenar para a multidão, que aplaudia, enquanto o velho pessimista foi metido no helicóptero que o levou para longe [...].

Apud DUARTE, Luiz Sérgio. 21 de abril de 1960: inauguração de Brasília. In: BITTENCOURT, Circe (Org.). Dicionário de datas da História do Brasil. São Paulo:Contexto, 2007. p. 107-108.

Considerando o contexto histórico no qual a peça foi representada, a melhor interpretação para sua mensagem é:

A
O país vivia um período de otimismo e a adesão a grandes obras significava apoiar a modernidade.
B
Os construtores da cidade foram afastados de sua obra pela discriminação social e as cidades-satélites nasceram para abrigá-los.
C
A ocupação do interior do território nacional deslocou o centro econômico do país e possibilitou o nascimento do novo sindicalismo.
D
As tradições rurais dos goianos foram simbolicamente incorporadas pelo projeto modernista do país e a cultura nacional saiu enriquecida.
E
A construção da nova capital significou a vitória da modernidade e a eliminação das desigualdades sociais no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por sophiaviana69
8

Resposta:

A resposta certa é a alternativa A

Explicação:

Perguntas interessantes