Biologia, perguntado por lukaslklk4415, 1 ano atrás

(CEFET-MG) A síndrome da imunodeficiência adquirida, conhecida popularmente como aids, é uma doença transmitida por um vírus que tem como material genético o RNA. Ao infectar o linfócito, importante célula de defesa do corpo, esse vírus introduz, além do ácido nucleico, a transcriptase reversa. Essa enzima converte o RNA viral em DNA viral, possibilitando sua replicação, com consequente falência do sistema imunológico do indivíduo. Quando o número de linfócitos cai abaixo de 200 por mL de sangue, é necessário que o paciente faça uso do conjunto de medicamentos com ação antirretroviral, conhecido como coquetel.

Soluções para a tarefa

Respondido por jayna13lima
25

Resposta: inibição de enzima transcriptase reversa

Explicação: Os medicamentos desenvolvidos para o controle do retrovírus têm ação inibidora sobre a reprodução viral. São compostos por inibidores da transcriptase reversa, inibidores de protease e inibidores de fusão. Sem conseguir se reproduzir, os vírus não se multiplicam no hospedeiro, reduzindo a destruição dos linfócitos.

Respondido por vchinchilla22
5

Após o tratamento do coquetel, o número de linfócitos do paciente aumentou, é correto concluir que esse fármaco promoveu: Alternativa B:

  • Inibição da enzima transcriptase reversa.

Como atuam os antirretrovirais?

Os tratamentos antirretrovirais bloqueiam a multiplicação do AID's e impedem que ele destrua o sistema imunológico. Dessa forma, eles permitem que o corpo se recupere imunologicamente e evitem o aparecimento de complicações.

Esses medicamentos impedem a reprodução (replicação) do vírus, através da inibição da enzima transcriptase reversa, reduzindo a carga viral, e assim o sistema imunológico tem mais chances de se recuperar e produzir mais linfócitos CD4.

Entenda mais sobre o HIV: https://brainly.com.br/tarefa/5370900

Anexos:
Perguntas interessantes