(Cederj) Estima-se que 50 milhões de indivíduos estejam infectados pelo complexo teníase/cisticercose no mundo e que 50.000 morrem a cada ano. Cerca de 350.000 pessoas encontram-se infectadas na América Latina. Em Ribeirão Preto, no Brasil, diagnosticou-se a neurocisticercose em 7,5% dos pacientes admitidos em enfermaria de neurologia. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 34 (3): 283-290).A Taenia solium pode ser o agente etiológico tanto da teníase quanto da cisticercose e, nesses casos, os parasitas são transmitidos aos humanos, respectivamente:
A) pela ingestão da carne bovina e pela água não tratada.
B) pela ingestão da carne bovina e dos ovos do parasita presentes nas fezes do hospedeiro intermediário.
C) pela ingestão dos parasitas presentes na carne suína e pela água não tratada.
D) pelos ovos do parasita presentes nas fezes do homem e pela ingestão da carne de boi.
E) pela ingestão dos parasitas presentes na carne suína e dos ovos do parasita presentes nas fezes humanas.
sophimlib:
qual é a resposta?
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta:
Letra A
Explicação:
O complexo teníase/cisticercose, portanto, é uma zoonose, doença transmitida do homem para o ani- mal e vice-versa. Esta doença ocor- re quando o homem ingere carnes, verduras e legumes contaminados com ovos de tênia
Respondido por
12
Resposta: Alternativa " E "
Explicação: Alternativa “e”. A Taenia solium é a tênia presente no porco. Para se prevenir da teníase causada por essa tênia, é importante consumir a carne de porco sempre bem passada. Já a cisticercose é transmitida por ovos, que são eliminados no meio ambiente juntamente com as fezes do ser humano contaminado. Assim sendo, para se prevenir, é importante sempre lavar bem os alimentos e só consumir água filtrada ou fervida.
Perguntas interessantes