(Cederj/2004) Um atleta corre durante duas horas seguidas com um aparelho que registra o número de seus batimentos cardíacos por minuto, mas sem registrar a distância percorrida. O aparelho registrou 100 batimentos por minuto durante a primeira meia hora, 120 batimentos por minuto na hora seguinte e, finalmente, 145 batimentos por minuto na meia hora final. A relação entre a frequência cardíaca e a velocidade desse atleta é conhecida e dada no gráfico seguinte.
Determine a distância percorrida pelo atleta durante as duas horas de treinamento.
Dica: durante a meia hora inicial, como diz o enunciado, os batimentos cardíacos do atleta permaneceram na marca de 100 batimentos por minuto. De acordo com o gráfico a sua velocidade era de 6 km/h. Portanto a distância percorrida nesse intervalo foi D1 = 6 (km/h) . 1/2 (h) = 3 km. Siga esse raciocínio e calcule as respectivas distâncias na hora seguinte e na meia hora final...
GRÁFICO EM ANEXO
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
14 km
Explicação:
Seguindo a dica dada pela questão.
"durante a meia hora inicial, como diz o enunciado, os batimentos cardíacos do atleta permaneceram na marca de 100 batimentos por minuto. De acordo com o gráfico a sua velocidade era de 6 km/h. Portanto a distância percorrida nesse intervalo foi D1 = 6 (km/h) . 1/2 (h) = 3 km. Siga esse raciocínio e calcule as respectivas distâncias na hora seguinte e na meia hora final..."
Temos para a distância 2 na hora seguinte 120 batimentos e 7 km/h. Então:
D2 = 7 (km/h) . 1 (h) = 7 km
Para a última distância, em meia hora temos 145 batimentos e 8 km/h. Então:
D3 = 8 (km/h) . 1/2 (h) = 4 km
Logo a distância total é:
Distância total = 3 km + 7 km + 4 km = 14 km
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Psicologia,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás