CAUSAS e CONSEQUÊNCIAS da guerra do Paraguai.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Na verdade, o Paraguai era considerado "bárbaro" porque era a única economia fechada sobre a qual a Inglaterra não tinha controle, ainda que indireto. O país guarani, do ponto de vista dos interesses britãnicos, se configurava um mau exemplo para as demais nações da América do Sul, pois opunha-se ao liberalismo económico, sustentando um desenvolvimento político, económico e social de base nacionalista. Constituindo um foco de progresso autónomo, o Paraguai, na medida em que se desenvolvesse, acabaria concorrendo no futuro com a hegemonia britânica no continente. Esta foi uma das principais causas da guerra que destruiria o país.
Suas consequencias foram:
* devastação do território paraguaio, desestruturando sua economia,...
* a morte de cerca de 75% da população (aproximadamente 600 mil mortos). Acredita-se que a guerra foi responsável pela morte de mais de 99% da população masculina com mais de 20 anos, sobrevivendo a população formada, predominantemente, por velhos, crianças e mulheres.
* Devastadora epidemais, principalmente a de cólera, que atingiram os homens de ambos os lados da guerra.
** Para o Brasil,:
* Morte de aproximadamente 40 mil homens (sobretudo negros)
* forte endividamento em relação à Inglaterra. Apontada como a principal beneficiária do conflito, forneceu armas e empréstimos, ampliando seus negócios na região e acabando com a experiência econômica paraguaia.
* a manutenção da situação na bacia Platina, embora a um preço exorbitantemente alto.
ruancesar6:
obrigado Brunorl27!!!
Perguntas interessantes