causas da revolução russa
Soluções para a tarefa
Em 1917 aconteceu a Revolução de Fevereiro, que tinha como objetivo tirar do poder o Czar Nicolau II e tentar estabelecer uma república popular, de cunho liberal, que trouxesse uma nova perspectiva da vida ao povo Russo. A população não aguentava mais viver em uma situação de descaso, onde os investimentos industriais eram concentrados em centros urbanos submetendo as pessoas as jornadas de 12 a 16 horas diárias de trabalho, sem receber alimentação, sujeito a doenças, trabalhando em locais imundos sem nenhuma condição de higiene. Quanto mais acontecia esse tipo de exploração mais as ideias socialistas afloravam.
Essa revolução fez com que o Czar abdicasse de seu trono, dando o poder a um governo provisório, que tinha no comando o príncipe Georgy Lvov.
Sem mudar muita coisa na realidade da Rússia, o governo provisório não agradou a população. Na madrugada do dia 25 de outubro os bolcheviques, que tinha como líder Lênin, Zinoviev e Radeck, seguidos por socialistas revolucionários e elementos anarquistas, seguiram até a sede do Governo Provisório e o invadiram. Mesmo com a capital cercada Kerenski conseguiu fugir, e muitos outros membros do governo foram presos.
A Rússia se envolveu em diversas guerras. Sempre que cada batalha terminava, a economia do país se encontrava ainda mais desestabilizada. Depois de ter um desentendimento com a Inglaterra, a França e a Turquia, o Czar tentou tomar algumas medidas para aliviar as condições precárias.
Essas medidas alavancaram a economia, fizeram do país um grande exportador de grãos e favoreceram a população. Apesar do esforço, outras áreas haviam sido afetadas: o desemprego era alto e a produtividade agrícola baixa. Por conta dessa situação, o povo ficou revoltado. Moradores da cidade e do campo não tinham quase nada a fazer diante de um regime absoluto, onde até a igreja católica se punha submissa.