Causa, sintomas e tratamento das seguintes doenças:
laringite, faringite, asma, bronquite, pneumonia, enfisema, embolia pulmonar e gripe.
Soluções para a tarefa
Laringite
A maioria dos casos de laringite ocorre por infecção viral ou excesso de esforço vocal. Dor de garganta é um dos principais sintomas.
A inflamação dessa região pode ser causada por vírus (mais prevalente), bactérias, inalação de agentes alérgicos ou esforço excessivo da voz. O principal sintoma é a popular dor de garganta, mas vale lembrar que a dor também pode ser decorrente de outras inflamações, como faringite ou amidalite.
Existem alguns fatores que aumentam os riscos de ter a doença. Pessoas que utilizam a voz fazendo esforço além do habitual, expostas a fumaça, que têm refluxo gastroesofágico (quando o conteúdo gástrico sobe pelo esôfago e chega à garganta), fumantes ou que fazem uso excessivo de álcool estão mais propensas a terem a inflamação.
SINTOMAS Pigarro; Dor de garganta;Febre; Dor de cabeça, de garganta ou muscular;
Rouquidão ou perda da voz; Sensação de garganta áspera; Dificuldade para respirar; Dor ao engolir;
Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser indicados para controlar sintomas e aliviar a dor. Quando a infecção é bacteriana, o tratamento envolve antibióticos. Em todos os casos é recomendado que o paciente beba bastante água para manter a região hidratada, além de poupar a voz.
Caso a infecção esteja relacionada a agentes alérgicos ou refluxo, o indicado é tratar a causa de origem com um gastroenterologista .
Faringite
Dor ou irritação na garganta que pode ocorrer ao engolir ou não, muitas vezes acompanhada de infecções, como um resfriado ou gripe.
Causas comuns deste sintoma
A dor de garganta pode não ser causada por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são uso excessivo da voz, queimadura causada por comida quente, boca muito seca ou dormir com a boca aberta.
Se o médico constatar que se trata de faringite viral, o tratamento é baseado no uso de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas. Hidratação também é fundamental. E lembre-se: não é necessário o uso de antibióticos, pois vírus não respondem a esse tipo de medicamento.
Nas faringites bacterianas, o tratamento é feito com antibióticos como penicilina, eritromicina e amoxicilina. Os medicamentos são administrados por via oral ou injeção. Os sintomas geralmente melhoram 48 horas depois do início do tratamento ou antes quando o medicamento é injetável.
O incômodo na garganta pode ser aliviado com pastilhas e própolis.
Asma
Condição em que as vias aéreas de uma pessoa ficam inflamadas, estreitas e inchadas, além de produzirem muco extra, o que dificulta a respiração.
A asma pode ser leve ou interferir nas atividades diárias. Em alguns casos, pode levar a um ataque com risco de vida.
A asma pode causar dificuldade para respirar, dor no peito, tosse e respiração ofegante. Às vezes, os sintomas podem aparecer repentinamente. Cerca de 80% das pessoas com asma sofrem crises quando expostas a alguma substância transportada pelo ar, como: Ácaros e poeira. Poluição. Pólen.
A asma geralmente pode ser controlada com inaladores de resgate, que tratam os sintomas, e inaladores de controle (esteroides), que os previnem. Os casos graves podem exigir inaladores de ação prolongada que mantêm as vias aéreas abertas, bem como esteroides orais.
Bronquite
Inflamação da mucosa dos tubos brônquicos, que transportam o ar para dentro e para fora dos pulmões.
A bronquite aguda geralmente é causada por uma infecção respiratória viral e melhora por conta própria.
Os sintomas da bronquite incluem tosse com muco espesso e falta de ar.
Sua propagação geralmente ocorre por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro). Por toque em uma superfície contaminada (cobertor ou maçaneta). Por saliva (beijos ou bebidas compartilhadas).
Os tratamentos costumam incluir remédios para acalmar a tosse, que pode durar semanas. Normalmente, antibióticos não são recomendados.
Pneumonia
Infecção que inflama os sacos de ar em um ou ambos os pulmões, que podem ficar cheios de líquido.
Na pneumonia, os sacos aéreos podem ficar cheios de líquido ou pus. A infecção pode ser fatal para qualquer pessoa, mas particularmente para bebês, crianças e pessoas com mais de 65 anos.
Os sintomas incluem tosse com catarro ou pus, febre, calafrios e dificuldade respiratória. Vírus e outro causas
Os vírus são a causa a mais comum da pneumonia nas crianças. Vírus da constipação comum, virus da gripe, vírus syncytial respiratório, e rhinovirus todo o resultado nas infecções respiratórias superiores que podem espalhar aos pulmões e causar a pneumonia.
Os antibióticos podem tratar muitos tipos de pneumonia e alguns podem até ser evitados com vacinas.