Português, perguntado por esquadraodorap1819, 8 meses atrás

catorzes principais regras do portugues

Soluções para a tarefa

Respondido por LoiraBranca
0

Resposta:

1. Plural

Quando passamos muito tempo na internet, principalmente, em redes sociais como o Twitter, podemos acabar nos acostumando com um estilo informal de escrita, que ignora os plurais. Entretanto, para ser um redator profissional você deve estar atento a questões como essas, sempre levando em consideração a correta flexão dos verbos e nomes.

2. Mal e mau

Esses dois são muito fáceis de se confundir e costumam dar um nó na cabeça de muitos de nós, especialmente quando estamos escrevendo períodos um pouco mais extensos. É escasso o número das pessoas que param para pensar se o correto é mau ou mal e, por isso, muitos textos que você encontra por aí costumam vir com este errinho.

3. O verbo haver

O verbo haver é daqueles que a sua professora de português provavelmente passou um bom tempo explicando. E ela fez bem em fazer isso porque ele carrega particularidades que outros verbos não têm.

4. Uso da crase

A crase costuma ser o pavor de muitas pessoas porque a sua regra tende a ser mal-explicada nas escolas. Você por algum acaso lembra-se exatamente de todos os cenários em que esse tipo de acentuação se faz necessário e garantiria que é capaz de detectar erros na sua aplicação todas as vezes?

5. O uso da vírgula

Outro grande desafio para escritores por aí costuma residir no uso da vírgula. Essa pontuação, tão importante para que nossas frases façam sentido e tenham um determinado ritmo, pode ser a grande vilã nos seus textos se você não souber usá-la bem.

6. Em vez de ou ao invés de

Outra pegadinha em que costumamos cair ao escrever está na confusão feita entre as expressões “em vez de” e “ao invés de”. Muitas pessoas costumam ter dúvidas, inclusive, se ambas as expressões estão corretas ou se apenas uma delas é válida na língua portuguesa.

7. Novo Acordo Ortográfico

O Novo Acordo Ortográfico não poderia deixar de entrar nas dicas e nas regras de português aqui mencionadas. Isso porque confunde muita gente e deixa grandes redatores acreditando que não sabem escrever nada. A verdade, todavia, é que o Novo Acordo Ortográfico é bastante simples quando você se familiariza com ele e faz muito sentido.

8. Acentuação

A acentuação, por exemplo, muda apenas em algumas palavras específicas, aquelas que possuem ditongos abertos éi, ói e éu e as que antes levavam o acento diferencial.

9. Trema

O novo acordo também extinguiu de uma vez por todas o trema, que costuma ser um diferencial em palavras como linguiça e frequente. Elas não levam mais essa acentuação, que foi aposentada.

10. Uso do Hífen

A hifenização das palavras, porém, foi uma mudança polêmica e que ainda confunde muita gente. O hífen deixou de aparecer se o segundo elemento de palavras compostas começar com s ou r, caso em que as consoantes devem ser duplicadas. E também desapareceu quando o prefixo termina em vogal e a palavra seguinte começa com uma vogal diferente.

11. Mudança no alfabeto

Lembra que também mencionamos uma mudança no nosso alfabeto? Essa você provavelmente nem sentirá como uma grande diferença. Apenas foram incluídas as letras k, w e y, que já eram utilizadas, mas não faziam parte do alfabeto oficial. Todas as outras regras do português que você aprendeu na escola continuam valendo. Essas são as únicas mudanças oficiais no nosso idioma.

12. Palavras proparoxítonas

De acordo com as 10 regras de acentuação da Língua Portuguesa, todas as palavras proparoxítonas devem ser acentuadas.

13. Palavras paroxítonas

De forma geral, as palavras paroxítonas não recebem acento.

14. Palavras oxítonas

No caso das palavras oxítonas, elas devem receber acento quando são terminadas em:

A – a, e, o (seguidos ou não de s)

Perguntas interessantes